Escolas de São Félix recebem oficinas de cineclubismo

Quatro escolas vão participar do projeto. As oficinam começam nessa quinta.

Como o próprio nome diz ‘cineclube’ é um clube de cinema que reúne pessoas para assistir, discutir e produzir filmes. O cineclubismo começou na França no começo do século vinte e chegou ao Brasil há 50 anos. Atualmente, segundo o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), existem mais de 500 cineclubes espalhados pelo Brasil.

Em São Félix do Araguaia a ideia chegou em 2010 com a implantação do cine Pipoca Moderna. A autora e ministrante das oficinas, Rizza Matos, afirma que a necessidade das oficinas surgiu da interação que havia entre os alunos e o cine Pipoca Moderna. “As escolas sempre foram parceiras do cine, os alunos era o nosso público. No final de 2011 quando as sessões na Câmara pararam de acontecer o público começou a sentir falta daquele espaço.    Sendo responsável em organizava as sessões, os s frequentadores do cine  sempre me perguntavam quando as sessões voltariam a acontecer. Então percebi que o desafio era realizar as sessões dentro das escolas, mas para isso era preciso ter um grupo organizado, pois cineclubismo não se faz sozinho. No início de 2012 cadastrei a proposta para as oficinas de cineclubismo no programa de Intercâmbio Cultural, da secretaria de Cultura do Estado e agora em 2013 estamos colhendo os frutos dessa iniciativa”, afirmou Rizza.

A primeira oficina começa nessa quinta-feira, dia 16, na escola Cooperin. Na próxima semanas o projeto chega nas escolas Tancredo Neves e Severiano Neves. Cerca de 90 alunos entre 13 a15 anos vão participar. Durante a oficina os alunos vão aprender sobre a história do cinema e do cineclubismo, produção audiovisual e como organizar sessões.

O cineclube e a comunidade

O cineclubismo também é uma alternativa para as cidades que não possuem salas de cinema, que é o caso da maioria dos municípios brasileiros. Segundo Rizza em São Félix, por exemplo, a sala de cinema mais próxima dentro do estado, está  em Cuiabá, a 1200 km de distância.  “A maioria das pessoas que moram em São Félix nunca estiveram em uma sala de cinema e a gente não sabe quando elas vão ter essa oportunidade. Apesar da imensa diferença técnica entre uma sala de cinema e uma sessão de cineclube, no cineclube o expectador também participa da experiência de assistir o filme em grupo, em uma tela maior, com um som de melhor qualidade. Uma diferença é que as sessões cineclubistas são gratuitas e os cineclubes ajudam a divulgar os filmes que estão fora do circuito comercial, democratizando o acesso ao cinema”, afirmou Rizza.

Exibições do cine Pipoca Moderna nos bairros de São Felix

Zé Dias, diretor da escola Severiano Neves, disse que os alunos estão ansiosos pela oficina. “Quando a proposta foi apresentada foi visível a empolgação do grupo. Os jovens gostam muito de cinema e de tecnologia, essa oficina vai colaborar para o desenvolvimento cultural dos alunos e vai trazer resultados positivos para a nossa escola e comunidade”, complementou.

As oficinas:

As Oficinas de cineclubismo fazem parte do programa Intercâmbio Cultural, da secretaria de Cultura de MT. Qualquer cidade do estado pode solicitar a atividade. O programa subsidia as oficinas e requer que as instituições interessadas solicitem as oficinas de maneira oficial a Secretaria. Em São Félix todas as escolas que pediram foram atendidas.

Agenda das Oficinas em São Félix

Escola
Data
Escola Cooperin
16 a 23 de maio hr-  07h30 das 11h
Escola Tancredo Neves
24 a 29 de maio  hr – 07h30 as 11h
(1º oficina) Escola Severiano Neves
20 a 24 de maio 13  hr – 13 as 17h
(2º oficina) Escola Severiano Neves
03 a 07 de junho 13  hr – 13 as 17h

A oficineira

Rizza Matos é graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Trabalha há quatro anos na região. Entre seus trabalhos mais conhecidos está o documentário Bésóroró

Fonte: Assessoria Blog Com Guariroba

Imagens: Assessoria Blog Com Guariroba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *