Neste dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, instituições do município de Confresa-MT promoveram uma caminha e pedalada ecológica, distribuíram mudas de plantas e incentivaram a coleta de materiais reciclados que foram trocados por cupons para sorteio de prêmios. O evento contou também com uma exposição de artesanatos a partir de materiais reciclados. Tudo para chamar a atenção para a preservação ao meio ambiente.
Estudantes e comunidade em geral participaram da pedalada e caminhada ecológica que teve saída do campus do IFMT, no bairro Santa Luzia, uma parada no prédio do antigo hospital municipal, outra parada na escola estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto, outra na Escola Estadual 29 de Julho e mais uma parada na avenida industrial onde os alunos do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) se juntaram ao grupo. A chegada foi na Avenida Centro Oeste, onde os estudantes distribuíram mudas de plantas nativas do Cerrado Brasileiro e ornamentais.
A professora da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto, Adailza Castro, lembrou o ano de 1972 em que a Assembleia Geral das Nações Unidas criou o dia do meio ambiente: “A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização sobre os temas ambientais, em especial, aqueles que dizem respeito à preservação”.
O evento foi organizado pela prefeitura do munícipio por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, pela secretaria de Educação; pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT; e pela empresa Gestão Ambiental da BR 158.