Arte circense encanta as crianças do encontro da Rede

Aconteceu o X Encontro da Rede das Sementes do Xingu em Porto Alegre do Norte-MT, entre os dias 28, 29 e 30 de junho de 2013. Nos intervalos o Francisco Igliori Gonsales, do instituto Bacuri, ensinava para as crianças a arte do circo.

por Dandara Morais

Chico da aulas circenses para crianças e adolescentes da periferia de São Paulo. Tem ainda um projeto de arborização do bairro em que mora, ele e alguns moradores fazem mudas e plantam pelas ruas e praças do bairro.

No encontro da Rede, também estavam participando as crianças que fazem parte do projeto de Educação Ambiental da Associação Terra Viva. Apesar de não estar com seus materiais de trabalho, nos intervalos do encontro, Chico se dedicava a ensinar a elas as brincadeiras circenses. Com muito improviso e jogo de cintura, fizeram malabarismo com laranja e trapézio humano.

DSC03128-MOTION

Trapézio humano com as crianças do encontro

Augusto, de 9 anos, ficou encantado com as artes e já o convidou para vir no próximo ano “Você podia vir de novo e trazer tudo de circo pra nós”. Maria Eduarda, 7 anos, no primeiro momento não quis participar, era a única menina do grupo, mas foi perdendo a vergonha e se divertiu a beça “é muito legal, ele inventa muita brincadeira”.

João Pedro, 8 anos, além de se divertir, trouxe a mãe para apreciar as atividades. As mães entraram na brincadeira e deixaram se encantar pela arte. Yuri, 6 anos, participou de todas as atividades e saiu feliz dizendo que ia ensinar para os coleguinhas da sala e pro irmãozinho “Na escola no recreio agora vou brincar de circo, e lá em casa também”.

Fotos: Cláudia Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *