Semeando Florestas vivencia cotidiano dos coletores de sementes na região do Baixo Araguaia

Pesquisadores do grupo “Semeando Florestas” fazem visita a coletores de sementes com o finalidade de avaliar o trabalho da Rede de Sementes do Xingu e suas perspectivas futuras.

por Dandara Morais

O “Semeando Florestas” é um grupo de extensão rural do Laboratório de Silvicultura Tropical da ESALQ/USP que atua na área de sementes florestais tropicais e manejo florestal comunitário.

Danilo Ignacio está fazendo pesquisas e trabalhos para o mestrado sobre a Rede de Sementes do Xingu, com apoio e auxilio Tui Anandi e Lilla Jessi Brokaw estudantes curso de Gestão florestal da USP.

semeando florestas.2

Visita ao P.A Fartura

 

Realizaram visitas e oficinas nos núcleos de sementes do Projeto de Assentamento Manah em Canabrava do Norte-MT e P.A Fartura em Confresa-MT. Ficaram uma semana fazendo visitas e acompanhando o dia-a-dia de alguns coletores.O intuito da pesquisa é observar o cotidiano de um coletor de sementes e sua opinião, sobre a rede.

Visitaram também as instituições ATV e CPT que são parceiras e apoiadoras da REDE. Neste momento fizeram contato com Cláudia Araújo (CPT) e Valdo e Benvinda (ATV), realizaram oficinas, e uma de conversa, a fim de identificar a situação atual da rede e visão de futuro.

Cláudia Araújo, engenheira florestal da CPT faz uma avaliação do projeto “Em busca de equilíbrio entre produtividade e conservação, as sementes florestais assumem um papel na diversificação da produção agroflorestal com o apoio da Comissão Pastoral da Terra e Rede de Sementes do Xingu”.

semeando florestas

Encontro na sede da ATV

Foto: Semeando Florestas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *