Santa Cruz do Xingu será primeiro município com extensão do IFMT Campus Confresa

Além do curso técnico de Agropecuária em Santa Cruz do Xingu, estão previstos ainda novos cursos do IFMT na região via Pronatec

Por Telma Aguiar/Comunicação AXA

Confresa/MT – O Curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente, quando o aluno já concluiu o ensino médio, será ofertado pelo IFMT Campus Confresa na cidade de Santa Cruz do Xingu, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Na última quarta-feira, 11 de setembro, a gestora institucional do Pronatec no IFMT campus Confresa, Gislaine Maia e o diretor geral do Campus, Willian de Paula, estiveram presentes numa audiência em Santa Cruz do Xingu, onde também estiveram o prefeito do município, Marcos de Sá, a Secretária de Educação municipal, Rosângela Figueiredo, vereadores e interessados no curso.

O objetivo da audiência foi conversar com a população sobre a logística do curso. No evento, o diretor geral agradeceu o emprenho dos representantes do poder público local em formar a parceria para levar o curso à cidade de Santa Cruz do Xingu, distante aproximadamente 200km do IFMT Campus Confresa.

Audiência em Sta. Cruz do Xingu sobre extensão da UFMT

Audiência em Sta. Cruz do Xingu sobre extensão da UFMT

Já o prefeito de Santa Cruz, Marcos Sá , se emocionou ao lembrar se da própria história como estudante: “todos sabem que sou cirurgião dentista, mas sou concursado pela prefeitura de Santa Cruz como Técnico em Edificações pela antiga ETFMT (Escola Técnica Federal de Mato Grosso)”. Marcos falou ainda da satisfação em receber o curso porque, segundo ele, sentiu na própria pelo o que é ficar longe dos pais para estudar. “Esse é um problema para muitas famílias que não podem manter seus filhos longe de casa, agora o jovem se Santa Cruz tem mais uma oportunidade de continuar a estudar aqui”, completou o prefeito.

Em outubro o Pronatec iniciará os cursos de Produtor de Queijo, no projeto de assentamento São Vicente, distrito de Confresa; o curso de Garçom e o curso Operador de Computador que serão ofertados na sede do município. Ainda será ofertado, no início de 2014, o curso Técnico em Agroecologia para a comunidade indígena Apyãwa-Tapirapé.

 

Mais informações sobre os cursos do Pronatec em http://pronatec.mec.gov.br

 

Imagens: Telma Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *