Sistema “Casadão” técnica de plantio no cerrado

Neste mês de setembro a Associação Terra Viva recebeu a visita dos pesquisadores da Embrapa.

por Dandara Morais

Os pesquisadores estão em busca de registrar as técnicas criativas de plantio de árvores no cerrado utilizadas pelos pequenos agricultores.  Os estudos começaram em setembro de 2009 em um seminário de troca de experiências sobre plantio de arvores do cerrado que ocorreu em Brasília.

Neste segundo momento do projeto, para aprofundarem a pesquisa, Daniel Vieira, Bárbara Fellows e Nayara da Embrapa Cenargen- Brasília, visitam os agricultores e acompanham de perto o processo de plantio.

DSCN2158

Coleta no Casadão

Foram dois dias de visitas num processo de entrevista aos agricultores, visita de campo e filmagens. Estiveram no sítio do Valdo, agricultor e presidente da ATV, e puderam observar o plantio em várias fases: terra preparada para cultivar, plantação de um até dez anos.

Visitaram Jõao Bode, Acrísio e Placides que são agricultores do Projeto Assentamento Manah e membros da ATV e do sistema de plantio Casadão (Sistema Agro Florestais). Em 2011 o Placides foi o representante da ATV no encontro em Brasília ele fala todo satisfeito “é bom ver o esforço da gente sendo reconhecido, ainda mais aqui onde tudo é pastagem” diz.

DSCN2132

Visita Sítio Terrágua

O projeto é denominado Registro e Divulgação de Tecnologias de Plantio de Árvores por Agricultores Inovadores e pretende contribuir para facilitar a troca de experiências entre um agricultor e outro, e entre os agricultores e os pesquisadores, divulgando as práticas utilizadas. Esta troca de experiências também pode ajudar na melhoria das técnicas. O projeto conta com apoio da Embrapa Cenargen, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da FINEP.

Daniel comenta que a pesquisa é importante porque é uma forma de divulgar os meios de plantio no cerrado, valorizando as técnicas dos agricultores que vivem e usufruem dessa terra “Porque as pessoas que vivem, utilizam e respeitam a terra são importantes para a conservação da natureza. Registrando as experiências que estão sendo boas para elas, como as técnicas de plantio de árvores no cerrado, podemos mostrar o valor deste conhecimento para a sustentabilidade da agricultura” diz.

DSCN2235

Seu Acrísio com o mapa da sua terra

Fotos: Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *