Semana Científica mobiliza campus da Unemat em Nova Xavantina

Por Rubens José Bedin*

O Campus Universitário de Nova Xavantina – UNEMAT, realiza de 23 a 26 de outubro a IV Semana Científica, com muitas atividades dentro e fora da Universidade. É que neste ano de 2013 a Comissão Organizadora do evento propõem a realização de atividades na Feira Coberta e na Praça Central, ambas localizadas no Setor Nova Brasília.

Para o Diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Campus de Nova Xavantina, o Prof. Doutor Aminthas Nazareth Rossete, “a Semana é um momento em que a comunidade acadêmica (professores, discentes e técnicos) apresenta para a Sociedade o produto de suas pesquisas e outras formas de conhecimento gerado pela Universidade”.

Por isso, buscando maior proximidade com a comunidade, a Abertura Solene da Semana Científica acontece na quarta-feira (23), às 08:30, na Feira Coberta e, a partir daí, acontecem exposições, apresentações de painéis, mostra de vídeos, jogos genéticos e muitas outras atividades até às 21:00 horas.

Dupla Anne Mayara e Victor se apresentam na semana.

Dupla Anne Mayara e Victor se apresentam na semana.

Na quinta e sexta-feira as atividades serão realizadas no campus da Unemat, com programação a partir das 08:00, com os minicursos e mostra de trabalhos. À noite serão apresentados os trabalhos científicos e também as atrações culturais. Na noite do dia 24 (quinta feira) show com Anne Mayara e Victor, dupla de acadêmicos do 4º semestre de Biologia do Campus de Nova Xavantina que venceram a VI edição do Festival Universitário de Músicas Inéditas da Unemat.

No dia 25 (sexta-feira) a atração fica por conta da “Balada Científica”, organizada pelos Centros Acadêmicos de Agronomia, Biologia e Turismo, que apresentam como atração da noite a dupla Cleomir e Cleomar, de Cuiabá, que vem para o Evento por meio de articulação com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso.

A programação da Semana Científica continua ainda no sábado, dia 26, com as atividades de lazer e recreação sendo desenvolvidas na Praça Central a partir da 08:00 da manhã. E, ás 17:00 horas, acontece o encerramento da Semana com um “Passeio Ciclístico” pelas ruas da cidade. Esse passeio vai contar com a presença de Ciclistas de Nova Xavantina e Barra do Garças e é aberto ao público. Todos podem participar. Uma ótima oportunidade para uma pedalada no final da tarde de sábado.

O que é a Semana Científica?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o País no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa.

A finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A Semana é realizada no mês de outubro com feiras de ciência, palestras e exposições. Por isso, nesse período, as universidades em todo o país realizam eventos científicos com o tema proposto pela Semana Nacional. A edição deste ano abordará “Ciência, saúde e esporte”. O tema está em sintonia com os grandes eventos esportivos que acontecerão no País, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

A Semana Científica e o ENEM

Para um público em particular a IV Semana Científica da Unemat pode ser um diferencial. São os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio aqui de Nova Xavantina. que acontece nos dia 26 e 27 de outubro. Para eles o Evento chega justamente na semana de volta às aulas, depois de uma longa greve que comprometeu o semestre letivo de todos os alunos de escolas estaduais de mato Grosso.

Assim, todas as Escolas municipais, estaduais, públicas e privadas estão convidadas para participarem de mais esse evento promovido pelo Campus da Unemat de Nova Xavantina. Essa pode ser uma alternativa para o retorno às atividades escolares de forma dinâmica e ao mesmo tempo pode ser um fator de motivação para os candidatos realizarem as provas do ENEM e conseguirem um bom desempenho. Com certeza vale a pena conferir, entrar no “clima” da Universidade e decidir o próprio futuro.

Fonte: InteressanteNews

Imagens: Divulgação Unemat

* Professor do Curso de Turismo do Campus de Nova Xavantina-UNEMAT

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *