Capoeira e taekwondo movimentam o feriado em Nova Xavantina

O 1º Capoeira Multicultural reuniu mestres com capoeiristas da região enquanto o Impacto Open de Taekwondo se firma em sua 4ª edição

Por Maíra Ribeiro

Ocorreu durante o feriado do dia 15 de novembro e neste sábado (16) dois eventos ligados ao esporte e cultura na cidade de Nova Xavantina: O 1º Capoeira Multicultural e o 4º Impacto Open de Taekwondo. Os dois esportes são bastante praticados em Nova Xavantina, principalmente pelo trabalho de professores em projetos sociais e extra-curriculares com jovens e crianças da cidade.

Capoeira

capoeira

Desde 2012, Nova Xavantina voltou a ter aulas de capoeira regional, com a vinda do professor Tinin Siqueira Ferraz. Neste ano, o grupo de capoeira Centro-Oeste organizou o 1º Capoeira Multicultural, que aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro na cidade. Além do batizado de capoeira dos alunos, promoveu atividades culturais e esportivas na cidade.

Na sexta-feira, teve aula aberta de capoeira na praça central Alencar Soares, com presença de alunos e interessados. No sábado pela manhã, teve roda de capoeira em frente ao Boticário e no fim do dia, ocorreu o encerramento do evento com batizado dos alunos do grupo, que jogaram com mestres ou capoeiristas mais experientes e receberam a graduação de cordas. Além do batizado, ocorreram apresentações artísticas e culturais que remetem à cultura afro-brasileira e à arte de rua, como dança afro, dança do fogo e dança do facão, além de roda de capoeira e apresentação de acrobacias pelos capoeiristas.

Taekwondo

impactoopen

O taekwondo é praticado em diversos locais em Nova Xavantina e sua popularização na cidade se deve em grande parte pelo trabalho do professor Bruno Barbosa, que é faixa preta nesta arte marcial. Além da Academia Impacto onde dá aula e coordena os trabalhos, Bruno atua no programa AABB Comunidade e Pró-Jovem vinculados à Secretaria de Assistência Social de Nova Xavantina. Desta forma, há muitos praticantes de taekwondo na cidade. Além de condicionamento físico e auto-defesa, a prática do esporte traz disciplina e concentração, guiada de forma rígida pelo professor Bruno e seus colegas.

O Impacto Open de Taekwondo ocorre desde 2010 e já está em sua 4a edição, crescendo a cada ano e reunindo atletas de toda a região. A abertura ocorreu na noite de sexta-feira (15) na Escola Estadual JK, tendo como atração cultural a apresentação da banda Memória Ativa, que toca sucessos de rock nacional e internacional. No sábado, a programação continuou com as competições por categorias.

Fonte: Comunicação AXA

Imagens: Cartaz de divulgação do evento (Capoeira Multicultural) e Lucélia Rodrigues (Impacto Open)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *