Mostra de Documentário Independente do Araguaia ocorre nesta sexta-feira em Barra do Garças

Mostra exibe filmes produzidos pelos alunos do curso de Comunicação Social da UFMT – Campus Araguaia

Por Henrique Dias

Nesta sexta-feira (6), acontece a I Mostra de Documentário Independente do Araguaia, às 19h no Auditório Fernando Peres de Farias, na Prefeitura Municipal de Barra do Garças, com entrada franca.

A Mostra é uma realização do Cineclube Roncador, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ligado ao curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. O evento exibirá produções audiovisuais criadas pelos alunos do próprio curso. Além das exibições, haverá apresentações culturais de teatro, dança e música.

Este é o primeiro evento idealizado pelo projeto. Com público estimado de 250 pessoas, a Mostra visa criar um espaço na cidade para a apreciação da arte cinematográfica pela população barra-garcense. Além disso, pretende estabelecer vínculos de proximidade e troca de conhecimento entre academia e comunidade, constituindo-se como importante espaço para integração social.

Fomentar a produção audiovisual é uma maneira de documentar os contrastes e valores culturais da região. E, também dar visibilidade às peculiaridades, aos costumes, à natureza, às pessoas, seja dentro da comunidade local como para o mundo. Um exemplo é o documentário “Ninguém num sabe”, produzido, dirigido e editado pelos discentes Luana Santana, Oripia Costa, Yrla Braga, Carolina Costa e José Bonfim Júnior. O filme, conta a história de Antônio, ou Paraíba, ou ainda “Baianin”. Antônio é um retirante nordestino com um passado que se perdeu na falta de lógica de suas narrativas pelos efeitos do alcoolismo e transtorno mental. Em uma de suas mudanças foi parar no interior do Mato Grosso no cemitério da cidade de Barra do Garças, onde morou por vários anos em um jazigo, viveu muitas histórias, conheceu muita gente, mas sobre seu passado “ninguém num sabe”, nem ele. O filme de 17 minutos foi premiado na categoria documentário da 12ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário, realizada em Cuiabá no mês de novembro deste ano e está na programação da Mostra Independente do Araguaia.

Confira a programação:

Documentários

  • Apoena
  • Feira livre
  • Limpeza
  • Ninguém num sabe (17 min)
  • No ritmo da vida (10min)

Atrações artísticas

  • Uirá Paiva
  • Flor de Lis

Fonte: FocAia, edição Maíra Ribeiro

Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *