Joaquim Alfredo contará suas experiências com o cooperativismo esclarecendo dúvidas sobre a criação de sistema de gestão público-privada para o frigorífico de Confresa.
Por Telma Aguiar
O Programa Territórios da Cidadania e parceiros estará promovendo uma palestra com Joaquim Alfredo, presidente fundador da Cooperativa de Leite, Campleite da cidade de Campinápolis – MT. Ele estará em Confresa no próximo sábado contando suas experiências sobre o funcionamento, as dificuldades de implantação e as vantagens da Cooperativa.
A palestra é ensejada pela necessidade de se formar uma parceria público-privada para gestão do Frigorífico de Peixe que funcionará em Confresa a partir de 2014. O Frigorífico foi uma conquista do Programa Território da Cidadania do Araguaia Xingu com recursos do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e já está em construção. Quando estiver em funcionamento ele terá capacidade de absorver a demanda de pescados da região.
Dimas Melo, superintendente de desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – SEDRAF no consórcio Norte Araguaia explica que a fala de Joaquim Alfredo neste momento serve como norteadora das decisões que serão tomadas em relação a gestão do Frigorífico de Peixe. Segundo ele: “outras formas coletivas de gestão analisadas não tem amparo legal, somente o cooperativismo atende as prerrogativas legais por possibilitar maior transparência das ações”.
Dimas frisou a importância da participação de toda comunidade: “mesmo quem não pensa em criar peixe deve participar porque a parceria público-privada necessita de pessoas que tenham habilidades em outras áreas e o frigorífico é um empreendimento social de interesse de toda a comunidade”.
Serviço:
Local: Câmara Municipal de Confresa, Rua Mato Grosso, 120, centro.
Data: 14/12/2013
Hora: 14:00
Entrada Franca