Produzida em parceria com a TVE da Catalunha (ES) e TVBrasil, Descalço Sobre a Terra Vermelha recebeu o prêmio de melhor minissérie no Festival Zoom, que aconteceu no começo de dezembro, em Igualda, na Espanha
Por: Rizza Matos
Descalço Sobre a Terra Vermelha é uma adaptação do livro homônimo escrito por Francisco Escribano sobre o bispo catalão que defendeu o Araguaia e sua sua gente.
Ainda padre Pedro chegou em São Félix do Araguaia, nordeste de Mato Grosso, em 1969 para fortalecer um grupo formado por religiosos, camponeses, sertanejos, peões e índios que lutavam a contra a a invasão dos latifúndios. Nessa época essa gente enfrentou a fúria e a ganância dos que se diziam donos da terras, cujas armas eram as balas e os documentos que os moradores desse Brasil selvagem desconheciam.
A minissérie narra momentos marcantes desse período intenso em que Pedro e seus companheiros e companheiras enfrentaram a ditadura, os poderosos políticos e em alguns momentos até mesmo a própria Igreja para defender os direitos destes marginalizados da Amazônia.
Saiba mais – O primeiro grito de contestação frente à ditadura da Amazônia
Algumas cenas foram filmadas em Roma, Itália, e em Barcelona, na Espanha. Mas a maior parte da minissérie foi gravada em São Félix do Araguaia, Luciara e Vila São Sebastião, durante o segundo semestre de 2012. Mais de 1200 moradores participaram do projeto. Para Oriel Ferrer, diretor do obra, foi um desafio rodar um filme sobre alguém que está vivo e gravar em um lugar onde a história ainda continua viva na memória do povo. “Foi uma responsabilidade muito grande, mas Dom Pedro me deu segurança e liberdade. Isso me fez ter mais compromisso com tudo o que estava contando. Pedro aceitou a proposta que nós propomos e isso me dava paz e força. Me sentia abraçado por ele em todo momento, abraço invisível, mas permanente, uma força que nunca havia sentido a Pedro pelo seu espirito rebelde, livre e sensato,” contou.
A série ainda não tem data de lançamento no Brasil mas dá para assistir dois minutos dessa história clicando aqui .