Curso de Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza capacita quinze pessoas

Por: Telma Aguiar

Confresa – O curso com duração de 24 horas teve uma turma composta por donas de casa dos projetos de assentamentos, além das pessoas da sede do município. Alguns concluintes do curso agora planejam até fabricar para comercialização. As matérias-primas utilizadas em algumas receitas são de fácil acesso como a mandioca, o mamão verde e o óleo vegetal reaproveitado.

A iniciativa do curso partiu do Sindicato Rural de Confresa em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Confresa.

Os alunos aprenderam a fazer diversos tipos de sabão em pedra, detergentes lava-louças, sabonetes e desinfectantes. Segundo a professora Zenaide de Oliveira: “o curso é amplo, vai do amaciante ao sabão em pó”. A professora ressaltou que muitas pessoas fazem em casa algum tipo de produto de limpeza, entretanto, não é comum o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nem o uso dos materiais adequados: “muitos usam o etanol, quando deveria usar o álcool comum hidratado, por exemplo”.

DSC03078

Leila Ângelo da Silva, 56 anos, é moradora do P. A. Canaã. Ela conta que já fez outros cursos por meio do Sindicato Rural como conservas, pães e Jardinagem. Sobre o curso que acaba de concluir, ela diz: “aprendi muita coisa que eu precisava porque fazia tudo ao contrário, agora pretendo fazer para vender para os meus amigos e parentes”.

Hoje pela manhã os parceiros iniciam o curso de Avicultura de Corte. Em Fevereiro haverá será disponibilizado Manejo e Conservação do Solo. Os interessados em participar devem ser maior de idade.

Mais informações:

Sindicato Rural Confresa: (66) 35641614

Coordenação de Extensão IFMT: (66) 99965315

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *