Governo recebe com satisfação escolha de Brasília como sede do 8º Fórum Mundial da Água

Resultado é reconhecimento da relevância do País no tratamento do tema no cenário internacional, diz Itamaraty. Evento será realizado pela primeira vez no hemisfério Sul.

O governo brasileiro divulgou nota, por meio do Itamaraty, afirmando que recebeu com satisfação a escolha, em 26 de fevereiro de 2014, de Brasília pelo Conselho Mundial da Água (CMA) para sediar o 8º Fórum Mundial da Água (FMA) em 2018. É a primeira vez que o evento será realizado no hemisfério Sul e Brasília venceu a candidatura de Copenhagem, capital da Dinamarca.

O objetivo é debater o uso racional da água e o combate ao desperdício. O fórum é o principal ambiente de diálogo internacional entre diferentes setores envolvidos com a temática dos recursos hídricos, contando com ampla participação da sociedade civil.

“A candidatura brasiliense foi promovida pelos governos Federal e do Distrito Federal (GDF). O Fórum é realizado a cada três anos. Em sua mais recente edição, em Marselha, em 2012, contou com a participação de 35.000 pessoas, provenientes de mais de 140 países”, diz a nota.

A próxima edição ocorrerá em 2015, na cidade de Daegu, República da Coreia. Além das discussões temáticas, o evento conta, também, com exposição destinada ao público em geral, além de representar oportunidade de negócios para empresas do setor.

“A eleição de Brasília como sede do Fórum Mundial da Água é reconhecimento da relevância do país no que se refere ao tratamento do tema no cenário internacional. A realização do 8º FMA, em março de 2018, representará oportunidade de promover amplo debate sobre os desafios e oportunidades ligados à questão da água em âmbito nacional e internacional”, finaliza a nota.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério das Relações Exteriores

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *