Projeto Rio Limpo Rio Lindo amplia atuação para o Rio Cuiabá

O projeto, que percorre anualmente o Rio das Mortes, será replicado em trecho da capital mato-grossense

Por Maíra Ribeiro

Todo ano, o projeto Rio Limpo Rio Lindo faz expedições de Nova Xavantina descendo o Rio das Mortes e desenvolvendo atividades de sensibilização ambiental: coleta de lixo das margens, análise das águas, monitoramento das matas ciliares, conversas, palestras, teatro e distribuição de materiais informativos às comunidades, aldeias e cidades ribeirinhas.

Completando nove anos de existência, o projeto Rio Limpo Rio Lindo está crescendo. Neste ano, além da tradicional descida pelo Rio das Mortes a partir de Nova Xavantina, estão previstas também a subida do rio partindo de Nova Xavantina, atividade que já foi feita anteriormente, e a ampliação do trabalho para outro rio mato-grossense, o Rio Cuiabá. O projeto também está elaborando uma página na internet com sua história, galeria de imagens e calendário de atividades.

Teatro de fantoche em aldeia xavante

Teatro de fantoche em aldeia xavante

A ampliação do projeto Rio Limpo Rio Lindo para o Rio Cuiabá conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso. A expedição pretende realizar coleta de lixo do Rio Cuiabá, teatro de fantoches para as comunidades ribeirinhas e análise de água no trecho próximo à Ponte Sérgio Mota, que liga Cuiabá à Várzea Grande. A expedição pretende também visitar a nascente do Rio das Mortes. A equipe já está se preparando para a viagem, prevista inicialmente para o fim de março, porém devido às enchentes deste rio, o trabalho deverá ser adiado.

Projeto Rio Limpo, Rio Lindo

Valteri Araujo da Silva, o Valtinho, conta que tudo começou com um grupo de amigos de Nova Xavantina que todo ano desciam o Rio das Mortes de canoa, acampando, recolhendo lixo, interagindo com as comunidades ribeirinhas. Depois de alguns anos mantendo essa tradição, reuniram e decidiram transformar esse trabalho num projeto, fazê-lo crescer e acrescentar-lhe parâmetros técnicos.

Valtinho dá entrevista durante expedição.

Valtinho dá entrevista durante expedição.

Xavantinense de nascença e apaixonado pelo rio que cruza sua cidade, Valtinho é hoje Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Nova Xavantina e membro fundador da Associação Rio Limpo Rio Lindo. O projeto existe desde 2005 como iniciativa da comunidade da cidade de Nova Xavantina e conta com o apoio técnico da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat Campus Nova Xavantina e financeiro da comunidade e empresários da cidade.

Hoje, a equipe conta com 28 pessoas entre lideranças comunitárias, artistas, pesquisadores, servidores públicos, são profissionais de diversas áreas unidos por este trabalho voluntário. “É um projeto que não tem nada e tem tudo” diz Valtinho referindo-se ao fato de que todos os equipamentos, embarcações e materiais usados pelos projetos são emprestados ou doados para a realização das viagens. Ao todo, foram percorridos 6.000 km no rio e retiradas mais de oito toneladas de lixo do rio. O monitoramento ambiental mostra que a qualidade da água do Rio das Mortes está boa, mas o desmatamento crescente das matas ciliares é preocupante.

Num começo de ano no qual estamos assistindo enchentes em certas regiões, falta de água em outras, problemas decorrentes de usinas hidrelétricas, desmatamento e urbanização, este trabalho de sensibilização é uma pequena grande peça dentro das mudanças que devemos ter frente aos recursos hídricos.

Confira aqui a página do projeto Rio Limpo Rio Lindo http://rio-limpo-rio-lindo.webnode.com/

Imagens: Projeto Rio Limpo Rio Lindo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *