Feirantes do PA Dom Pedro comemoram a aquisição de um ônibus

Assentados do PA Dom Pedro tiveram projeto aprovado e compraram um ônibus para o deslocamento dos agricultores para a Feira Municipal de São Félix do Araguaia.

Por Lilian Brandt

Os feirantes do Projeto de Assentamento Dom Pedro comemoram uma conquista. Pela primeira vez, no dia 15 de março, eles vieram para a Feira de São Félix do Araguaia sentados confortavelmente, protegidos do sol, do vento e da chuva e em segurança.

Até 15 dias atrás, a viagem era feita na caçamba de um caminhão, as pessoas vinham amontoadas com seus produtos, em condições sub-humanas. “Você vir com aquela lona na cabeça de lá para cá quando está chovendo, é muito sofrimento”, disse Aparecida Antônia de Castro Ribeiro, feirante há quinze anos e presidente da Associação Grupo de Feirantes Frutos da Terra. O assentamento fica a 130 km de São Félix do Araguaia, e a viagem levava em média 3 horas e 30 minutos.

IMG_6508a

O ônibus foi adquirido com recursos do PPP-ECOS – Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, que tem como coordenador o ISPN – Instituto Sociedade População e Natureza. Na região do Araguaia o Programa é apoiado pelo Fundo Amazônia e lança editais regulares para apoiar projetos de organizações não-governamentais que contribuam para o desenvolvimento de alternativas de organização, produção e comercialização, melhorando a qualidade de vida das comunidades locais e preservando os recursos naturais.

Aparecida tomou conhecimento do edital do PPP-ECOS através de uma oficina em março de 2013, promovida pela ANSA – Associação Nossa Senhora da Assunção em parceria com o ISPN. Após a oficina, os associados se reuniram e decidiram suas prioridades: um ônibus, um freezer, uma seladora e uma balança digital, todos equipamentos de uso comunitário.

De sonho a projeto, de projeto a realidade

O sonho do grupo virou projeto. A Associação Grupo de Feirantes Frutos da Terra apresentou ao PPP-ECOS o projeto “Melhorando a Produção e a Comercialização Agroextrativista do Grupo de Feirantes da Terra do PA Dom Pedro”, no valor de R$59.000,00 e este foi um dos 22 projetos selecionados no ano de 2013.

O grupo de feirantes já vinha solicitando um transporte adequado para a vinda dos feirantes há anos. “Foram feitas muitas promessas de deputados e prefeitos. A gente sonhava com o ônibus, todo dinheiro que conseguia, pensava em juntar para comprar o ônibus. Deus abençoou que conseguimos”, disse Aparecida.

O PA Dom Pedro tem cerca de 430 assentados e várias Associações. Esta é a primeira vez que a Associação Grupo de Feirantes Frutos da Terra, que já existe há cinco anos, acessa um recurso a partir de um projeto. O próximo desejo é construir uma sede para a Associação, local onde os associados possam se reunir.

O acordo atual é que o caminhão cedido pela Prefeitura de São Félix do Araguaia, utilizado antes para transportar os feirantes e seus produtos, seja agora utilizado apenas para levar os produtos. A Prefeitura deverá ceder também o combustível para o deslocamento dos feirantes. A Associação, por sua vez, já está se mobilizando para angariar fundos para a manutenção do ônibus, em dezembro de 2013 foi realizada uma pamonhada e em fevereiro de 2014 foi realizado um bingo e uma galinhada.

IMG_6394

A Feira Municipal de São Félix do Araguaia existe há 17 anos. A quantidade de feirantes varia de 15 a 30 pessoas, conforme a disponibilidade de produtos. A comercialização dos produtos na Feira Municipal de São Félix do Araguaia é fundamental para a renda dos agricultores. Lá são vendidos ovos caipiras, frangos e galinhas, farinha, frutas, legumes, hortaliças, condimentos, entre outros. Há também significativa produção de doces caseiros, como doce de leite, doce de buriti e queijos de diversos tipos.

Para o consumidor, a Feira representa a importância de consumir produtos da região, valorizar o cerrado, valorizar o pequeno produtor, fortalecer a economia local, incentivar o desenvolvimento sustentável e melhorar a saúde.

Imagens: Lilian Brandt

Saiba mais sobre o PPP-ECOS e fique atento aos editais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *