27º Encontro dos Pioneiros da Marcha Para o Oeste reuniu trabalhadores da Expedição Roncador Xingu, familiares e amigos
Por Maíra Ribeiro
No primeiro sábado deste mês (01/03) ocorreu no Salão de Eventos da Paróquia São Sebastião em Nova Xavantina, o 27º Encontro dos Pioneiros da Marcha Para o Oeste. O tradicional evento do município homenageia os chamados pioneiros, aqueles que trabalharam na Fundação Brasil Central e também na Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro Oeste (SUDECO), abrindo vilas, estradas, construindo escolas, postos e fazendo contato com povos indígenas da região. A festa é organizada pela APMPO – Associação dos Pioneiros da Marcha Para o Oeste e reúne pioneiros e parentes residentes da cidade e outros vindos de diversas partes do Brasil que voltam para o reencontro, mas é aberta para a participação de todos os interessados em conhecer um pouco mais da história.
O resultado é uma festa lotada, com presença de idosos e crianças, rememorando e atualizando a história desta parte do Brasil.
Após a solenidade de abertura, com o canto dos hinos nacional e municipal, houve uma sequência de discursos, incluindo o vice-prefeito municipal João Batista Vaz da Silva (Cebola), o presidente da APMPO Edivaldo Celestino Barbosa (Dizé) e a palavra dos pioneiros presentes e descendentes.
Em seguida, foi oferecido um farto almoço comunitário para todos os presentes. Em paralelo à programação, os presentes puderam conferir banners com fotos dos pioneiros, descendentes e personalidades da cidade, além de registros das edições anteriores do Encontro. Neste ano, também havia uma seção com objetos antigos resgatados por moradores da cidade, como máquinas de costuras, telefone, panelas de ferro, máquina de escrever e até uma cama.
A festa acabou com a apresentação de artistas locais e o povo caindo na dança.
O 1º Encontro dos Pioneiros ocorreu em 1987. Nesse ano, uma lei municipal estabeleceu o “Dia do Pioneiro” no dia 28 de fevereiro. E para celebrar essa data, foi realizado o 1º encontro de ex-servidores da Fundação Brasil Central e Primeiros Colonos de Nova Xavantina. Desde então, todo ano, a data é esperada pelos pioneiros e descendentes e organizada pela associação formalizada.
Imagens: Adelcimeire Bispo Sirqueira (Neca)