Seminário sobre trabalho escravo será realizado nos dia 12 e 13 de junho em Vila Rica

Aconteceu na terça-feira, 25 de março, na secretaria Municipal de Educação uma reunião com várias lideranças do município e de representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) para programação de um evento que deve acontecer nos dias 12 e 13 de junho de 2014 em Vila Rica.

Trata-se de um seminário com a temática ‘trabalho escravo’, que será uma continuação do evento que aconteceu em 2013 em São Félix do Araguaia realizado pela CPT com participação do Ministério Público do Trabalho e da Prelazia de São Félix do Araguaia. A idéia é criar uma rede de prevenção contra o trabalho escravo na região Araguaia.

Segundo a Agente da CPT de Porto Alegre do Norte, Claudia Araújo, a entidade já desenvolve a campanha “De olho aberto para não virar escravo” a nível nacional desde 1995 e o primeiro seminário da Campanha foi realizado em Vila Rica.

Claudia disse que o foco central da Campanha é informar e prevenir os trabalhadores contra o trabalho escravo, daí a necessidade da parceria com a com a Secretaria de Educação para que o trabalho seja desenvolvido dentro das escolas com toda a comunidade escolar.

O seminário será realizado pela Comissão Pastoral da Terra em Parceria com o Ministério Público do Trabalho, Sindicato dos trabalhadores Rurais de Vila Rica, Secretaria Municipal de Educação, Assessoria Pedagógica, Justiça do Trabalho de Confresa e a Prelazia de São Félix do Araguaia.

No Brasil, é considerada escravidão contemporânea os casos em que a pessoa está submetida:

  • Condição degradante de trabalho (que retira do trabalhador sua dignidade e expõe a riscos sua saúde e segurança física e mental)
  • Jornada exaustiva (que o leva ao limite de suas forças)
  • Forma de cerceamento de liberdade (como a servidão por dívida, a retenção de documentos e o isolamento geográfico do local de trabalho)

Clique para ouvir a entrevista com a Agente da CPT de Porto Alegre do Norte, Claudia Araújo.

Texto: Redação

Foto: Eldorado FM

Fonte: Eldorado FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *