Concurso une idiomas brasileiros

Produções literárias em língua portuguesa e de etnias indígenas serão contempladas por instituto i-cultural

Estão abertas desde a semana passada as inscrições gratuitas para o Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza, de Nova Xavantina (MT). O prazo é até 15 de julho.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação e Cidadania, o i-cultural.br, o concurso tem como objetivo estimular a criatividade e a destreza das crianças e adolescentes na língua portuguesa e também na cultura indígena, por meio de categorias específicas para as etnias xavantes e carajás.

Os trabalhos poderão ser enviados até a já citada data de 15 de julho por meio do site do concurso (www.concursoliterariohjs.com.br). A premiação está marcada para o dia 9 de agosto, em Nova Xavantina.

A primeira categoria é “Redação” e é voltada aos alunos do 9º ano do Ensino Médio. Com o tema “Miscigenação na América do Sul”, terão que escrever de forma inovadora e criativa sobre as trocas culturais entre as diversas raças.

A categoria “Poesia” visa atrair poetas profissionais ou amadores tanto nacionais como de outros países de língua portuguesa. O tema é livre e qualquer poeta pode enviar sua obra para apreciação.

A intenção do tema visa não restringir a liberdade de expressão do poeta e fazer com que os vencedores tenham reconhecimento e publicação em antologia poética a ser impressa.

Já a categoria “Recital de Poesia” foi desenvolvida especialmente para algumas cidades do Vale do Araguaia. Com o tema “Minha cidade”, qualquer nascido ou residente em Canarana, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Barra do Garças, Água Boa, Campinápolis e Nova Xavantina poderá escrever uma obra poética sobre sua cidade. As melhores produções serão pré-selecionadas até 22 de julho de 2014 e seus autores (ou representantes) recitarão essas obras na data da premiação. Será escolhida uma obra de cada cidade.

A categoria “Conto” é destinada aos índios xavantes e carajás. Em língua nativa, os indígenas produzirão textos originais ou tradicionais sobre suas culturas. O objetivo dessa categoria é preservar a língua, cultura e tradições dessas etnias. Cada uma delas terá uma premiação.

A última categoria, “Biografia resumida”, é destinada aos membros da Sociedade Brasileira de Eubiose. Os candidatos terão que escrever uma biografia resumida com aspectos da vida pública de seu fundador: Henrique José de Souza.

Fonte: Diário de Cuiabá

Imagem: Concurso Literário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *