Feira Cultural Arte e Ação acontece neste sábado (24) em Nova Xavantina

Evento ocorrerá na praça Suzanete Ferreira a partir das 17 horas

Por Maíra Ribeiro

No sábado, dia 24 de maio, a praça nova do Bairro Centro-Oeste de Nova Xavantina, Suzanete Ferreira, receberá a feira cultural Arte e Ação, a partir das cinco da tarde. Além da feira de artesanato de artesãos locais, o evento contará com oficina de reciclagem ministrada por alunos da Escola Estadual Juscelino Kubitschek (JK), exposição fotográfica, apresentações artísticas e exibição de filmes pelo projeto Praça Viva, Cinema Livre.

O projeto Praça Viva, Cinema Livre começou em meados do ano passado, com projeções mensais de filmes nacionais e documentários regionais sobre temas importantes para a região em praças da cidade de Nova Xavantina, visando levar informação e debate para a população através do lazer e cultura. Nesta edição, serão exibidos um documentário e o filme “Xingu” de Cao Hamburger (2012) sobre a história dos irmãos Villa-Lobos, que narra um pouco da história da região.

A Feira Cultural Arte e Ação é de iniciativa da professora Karina Aparecida e dos estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, em Nova Xavantina, e conta com a participação de artesãos e artistas da cidade. “Os alunos sempre perguntam se vai ter alguma atividade, que eles querem participar e mostrar o que estão aprendendo” conta a professora, que propôs o espaço da feira como forma de canalizar os interesses dos alunos para atividades coletivas e para o bem público da cidade.

Feiras mensais

Esta feira cultural será também uma prévia do projeto aprovado no Conselho Estadual de Cultura em 2014 “Feira Cultural: espaço de comida, diversão e arte em Nova Xavantina”, proposto pela artesã Marina de Lima. O projeto prevê dar suporte para a realização de feiras culturais mensais em Nova Xavantina, com exposição de artesanato e comidas, oficinas de artes, apresentações artísticas e exibição de filmes em parceria com o projeto Praça Viva, Cinema Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *