Grupo de Mulheres Agricultoras de Canabrava do Norte-MT tem projeto aprovado pelo PPPecos

A Associação de Mulheres Agricultoras Sindicalizadas de Canabrava do Norte-MT teve o projeto Construindo Um Sonho em Harmonia com a Natureza na Força Comunitária da Mulher aprovado, no 18º Edital – 3/2013 – Fundo Amazônia, pelo Programa de Pequenos Projetos Ecosociais.

por Dandara Morais

O projeto tem por objetivo contribuir para a emancipação das mulheres da AMAS e pretende se concretizar com a construção de um espaço de convivência e beneficiamento da farinha de mandioca; construção da horta agroecológica; e realização de encontros e palestras cujo o foco será o fortalecimento da autonomia da Mulher na busca dos seus direitos no P.A Manah.

Juliana Evangelista, agente da Comissão Pastoral da Terra e responsável pelo projeto, explica que a Associação surgiu com o objetivo de motivar e valorizar a mulher na conquista dos seus direitos, autonomia e sobrevivência na terra, ela diz “Com avanço desenfreado do agronegócio na região do Araguaia está cada vez mais difícil ficar morando no campo, pois a pressão é tanta para que todos vão para cidade. Com isso um grupo de mulheres de Canabrava do Norte-MT resolveu se organizar e formar uma associação para lutar pela permanência na terra”.

DSC02295 (1)

Encontro do grupo AMAS

O projeto Construindo Um Sonho em Harmonia com a Natureza na Força Comunitária da Mulher visa trabalhar a conservação e uso sustentável da biodiversidade e ainda incentivar e valorizar a produção agroecológica e sustentável, discutindo com as agricultoras do PA Manah a sociobiodiversidade e os Direitos Humanos.

Eva Sandra Lima Santos, professora, agricultora e presidente da AMAS diz que “Nós temos lutado a cerca de 5 anos pela construção de um espaço onde possamos realizar  nossas atividades, um lugar para fazer reuniões e a farinha”. E acrescenta “Vendemos nossos produtos na feira de Canabrava, e quem conhece já vem buscar em casa. Fazemos farinha, bolos, doces, compotas, requeijão, artesanatos e depois que a gente se organizou as coisas melhoraram”.

No edital 18º Edital – 3/2013 – Fundo Amazônia, pelo Programa de Pequenos Projetos Ecosociais, a região do Araguaia foi contemplada com aprovação de outro projeto o Desenvolvendo, Sistematizando e Divulgando Conhecimentos Socioambientais, da Organização Ecossocial do Araguaia (OECA), do município de São Félix do Araguaia-MT.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *