Novo livro da série “A resposta da Terra” já está disponível para download

Publicação apresenta resultado das principais iniciativas realizadas nos últimos anos em assentamentos de reforma agrária no Mato Grosso

“Experiências socioambientais desenvolvidas na região do Araguaia Xingu. O que temos aprendido?” é a quarta publicação da série “A Resposta da Terra”, que já tem outros dois livros e um documentário. O lançamento é um esforço da Articulação Xingu Araguaia (AXA) para explicar as principais iniciativas na construção de outro modelo de desenvolvimento num contexto de inúmeras pressões ambientais e sociais sofridas na região das bacias do Araguaia e Xingu.

Leia e baixe o documento aqui.

Oficina de técnicas de restauração florestal em São Félix do Araguaia (MT)

São sete capítulos sobre o universo dos projetos socioambientais desenvolvidos pela AXA em assentamentos de reforma agrária nessa região mato-grossense. Uma oportunidade do leitor conhecer os legados e aprendizagens de quase uma década de trabalho, desde o início da Campanha Y’Ikatu Xingu, em 2004, que virou referência na região sob a ótica da restauração florestal, experiências de valorização da floresta e conscientização ambiental.

Participantes dos projetos da AXA assistindo o documentário A resposta da Terra

“Sete anos depois do início da campanha precisávamos ouvir de novo os assentados, técnicos envolvidos e os que observaram esse processo de fora. Foi isso que fizemos em 2011. O livro é o resultado desta avaliação, que traz uma riqueza de pontos de vista, além de consensos sobre os acertos e os erros durante a trajetória da AXA”, comenta Carlos García Paret, que organizou a publicação.

“Experiências socioambientais desenvolvidas na região do Araguaia Xingu. O que temos aprendido?” foi desenvolvida no âmbito do projeto “Disseminando a cultura agroflorestal na região do Araguaia Xingu” , com recursos do programa PDA-PADEQ do Ministério de Meio Ambiente.

Sobre a série Resposta da Terra

Na série “A Resposta da Terra”, agricultores contam como passaram de desmatadores a pioneiros na restauração florestal com a ajuda de uma articulação de instituições que atuam nas bacias do Xingu e Araguaia. Além dos três livro publicados, um documentário produzido em 2012 ilustra o trabalho (veja abaixo).

Livro A Reposta da Terra – Iniciativas Socioambientais entre o Xingu e o Araguaia

Livro A Resposta da Terra – Realidade e História da região Araguaia Xingu

Documentário A Resposta da Terra

Sobre a AXA

Em 2007 foi criada a Articulação Xingu Araguaia (AXA) para fortalecer os trabalhos de recuperação ecológica e geração de renda que vinham sendo realizados nas duas bacias hidrográficas por diversas instituições. A partir da construção conjunta dessa rede, as instituições passaram a reunir capacidades e coordenar estratégias e ações, com maior envolvimento dos participantes e ampliando a visibilidade e o impacto do trabalho realizado na região.

Hoje a AXA é composta por cinco organizações que atuam sistematicamente nas bacias do Xingu e do Araguaia: Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (Ansa); Comissão Pastoral da Terra (CPT), Instituto Socioambiental (ISA), Operação Amazônia Nativa (Opan) e Associação Terra Viva (ATV).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *