Publicação apresenta resultado das principais iniciativas realizadas nos últimos anos em assentamentos de reforma agrária no Mato Grosso
“Experiências socioambientais desenvolvidas na região do Araguaia Xingu. O que temos aprendido?” é a quarta publicação da série “A Resposta da Terra”, que já tem outros dois livros e um documentário. O lançamento é um esforço da Articulação Xingu Araguaia (AXA) para explicar as principais iniciativas na construção de outro modelo de desenvolvimento num contexto de inúmeras pressões ambientais e sociais sofridas na região das bacias do Araguaia e Xingu.
Leia e baixe o documento aqui.

Oficina de técnicas de restauração florestal em São Félix do Araguaia (MT)
São sete capítulos sobre o universo dos projetos socioambientais desenvolvidos pela AXA em assentamentos de reforma agrária nessa região mato-grossense. Uma oportunidade do leitor conhecer os legados e aprendizagens de quase uma década de trabalho, desde o início da Campanha Y’Ikatu Xingu, em 2004, que virou referência na região sob a ótica da restauração florestal, experiências de valorização da floresta e conscientização ambiental.

Participantes dos projetos da AXA assistindo o documentário A resposta da Terra
“Sete anos depois do início da campanha precisávamos ouvir de novo os assentados, técnicos envolvidos e os que observaram esse processo de fora. Foi isso que fizemos em 2011. O livro é o resultado desta avaliação, que traz uma riqueza de pontos de vista, além de consensos sobre os acertos e os erros durante a trajetória da AXA”, comenta Carlos García Paret, que organizou a publicação.
“Experiências socioambientais desenvolvidas na região do Araguaia Xingu. O que temos aprendido?” foi desenvolvida no âmbito do projeto “Disseminando a cultura agroflorestal na região do Araguaia Xingu” , com recursos do programa PDA-PADEQ do Ministério de Meio Ambiente.
Sobre a série Resposta da Terra
Na série “A Resposta da Terra”, agricultores contam como passaram de desmatadores a pioneiros na restauração florestal com a ajuda de uma articulação de instituições que atuam nas bacias do Xingu e Araguaia. Além dos três livro publicados, um documentário produzido em 2012 ilustra o trabalho (veja abaixo).
Livro A Reposta da Terra – Iniciativas Socioambientais entre o Xingu e o Araguaia
Livro A Resposta da Terra – Realidade e História da região Araguaia Xingu
Sobre a AXA
Em 2007 foi criada a Articulação Xingu Araguaia (AXA) para fortalecer os trabalhos de recuperação ecológica e geração de renda que vinham sendo realizados nas duas bacias hidrográficas por diversas instituições. A partir da construção conjunta dessa rede, as instituições passaram a reunir capacidades e coordenar estratégias e ações, com maior envolvimento dos participantes e ampliando a visibilidade e o impacto do trabalho realizado na região.
Hoje a AXA é composta por cinco organizações que atuam sistematicamente nas bacias do Xingu e do Araguaia: Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (Ansa); Comissão Pastoral da Terra (CPT), Instituto Socioambiental (ISA), Operação Amazônia Nativa (Opan) e Associação Terra Viva (ATV).