“Domingo no Parque” traz população xavantinense para vivenciar o Parque do Bacaba

O evento contou com passeio ciclístico, música, artesanato, brincadeiras e educação ambiental

Por Maíra Ribeiro

O Parque do Bacaba, como é conhecido o Parque Municipal Mário Viana, sediou na manhã deste domingo (29/06/2014) o evento Domingo no Parque. O evento foi organizado por estudantes e professores do curso de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat. O evento começou com a preparação do I Passeio Ecociclístico, que percorreu trilhas no cerrado preservado do Parque. Durante todo o período da manhã, haviam banquinhas de artesanato de artesãos da cidade, de corte de cabelo gratuito e de educação ambiental. Neste sentido, os estudantes do curso de Turismo da Unemat produziram brinquedos com material reciclado junto com as crianças. O evento foi embalado pela apresentação dos músicos Victor e Anne. Para animar ainda mais a garotada, foram montados uma mesa de pingue-pongue e brinquedos, como pula-pula e castelinho inflável. Quando os ciclistas voltaram do passeio, foram servidas saladas de frutas num verdadeiro banquete. A manhã finalizou com o esperado bingo, cujo prêmio foi uma barraca de acampar.

Victor e Anne tocaram no Domingo no Parque

Victor e Anne tocaram no Domingo no Parque

O projeto teve o objetivo de trazer a população de Nova Xavantina para vivenciar o Parque do Bacaba, além de trazer um momento de lazer e confraternização para a cidade.

Durante o “Domingo no Parque”, o professor do curso de Turismo Rubens Bedin leu a Carta do Bacaba. A Carta conta a história do Parque e reitera a sua importância como espaço de conservação, pesquisa e lazer. A Carta será lida na Câmara Municipal de Nova Xavantina quando as sessões voltarem do recesso. Pretende-se juntamente propor a criação de um dia municipal do Parque do Bacaba, para valorizar este espaço na cidade.

Viva o Parque

O Parque do Bacaba é uma Unidade de Conservação com cerca de 480 hectares localizada próximo à saída sul da BR-158 em Nova Xavantina. Por muitos anos, ali foi uma base da Força Aérea Brasileira (FAB). A base da FAB em Nova Xavantina teve importância histórica por ser ponto de chegada na região quando ainda não haviam estradas que cortavam o vale do Araguaia. Em 1992, o local passou a abrigar o campus de Nova Xavantina da Unemat.

O Parque Municipal Mário Viana foi criado em 27 de dezembro de 1995. O nome é uma homenagem à Mário Viana, funcionário da FAB que trabalhou e viveu por muitos anos no local. Mas o parque é mais conhecido como Parque do Bacaba devido ao Rio Bacaba, que corta o Parque. Bacaba por sua vez é uma palmeira típica desta região de cerrado em transição para a floresta amazônica. O Parque do Bacaba conta com diversas trilhas no cerrado, como a Trilha do Curral, do Tamanduá e do Pequi. Há ainda o Mirante do Sismógrafo, ponto mais alto da área, de onde é possível avistar a cidade e o Rio das Mortes.

Imagens: Bethânia Oliveira de Resende e Victor Rennan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *