Lançado Comitê Estadual do Plebiscito no Maranhão

No dia 07 de julho, ocorreu a reunião de lançamento da campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político no Maranhão, momento em que foi formado também o Comitê Estadual.

A campanha, construída em nível nacional e já contando com o apoio de mais de 600 Comitês Populares em todo o Brasil, foi iniciada ainda em 2013 após amplas plenárias de Movimentos Sociais brasileiros que identificaram a necessidade de uma Constituinte Exclusiva para debater a Reforma Política no país.

Sendo uma iniciativa de caráter popular e de mobilização social, a campanha pretende, através de urnas populares construídas pelas próprias organizações (hoje já são mais de 250 entidades que apoiam a campanha) e voluntários, consultar a população brasileira, entre 01 e 07 de Setembro de 2014, em relação à pergunta “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.

No Maranhão, essa primeira reunião contou com a presença de Lucas Barbosa Pelissari, representando a Secretaria Operativa Nacional da Campanha. Anteriormente, outras reuniões já tinham acontecido no estado para visualizar o lançamento do Plebiscito, mas por motivos maiores e fora do controle das organizações, o lançamento não tinha sido possível até então. Estavam presentes o Levante Popular da Juventude Chapadinha e São Luís, além de militantes do PT e estudantes da UEMA e do IFMA.

10439381_792888760742466_8243797435330662524_n

 

No estado, existem diversas organizações e entidades que, nacionalmente, se somam à campanha mas não puderam enviar representantes a esse primeiro encontro. Mesmo assim, algumas tarefas foram apontadas para iniciar o trabalho do Comitê, que deve se reunir na próxima terça-feira, dia 15 de Julho, para um primeiro momento de trabalho em que se pretende traçar o mapeamento das cidades onde a campanha deve chegar e construir um primeiro calendário de atividades. Até lá, os participantes da Plenária se dividiram para acionar outras entidades e divulgar a reunião.

Uma primeira lista de cidades em que se pode chegar, de acordo com a avaliação da Plenária, já foi construída e cabe agora ao Comitê elaborar estratégias de atingir essas populações. Além de São Luis, pretende-se estimular a construção do Plebiscito em Itapecuru, Chapadinha, Balsas, Imperatriz, Codó e Caxias.

Até a semana de 1 a 7 de Setembro, ainda será realizado no estado o Curso de Formação de Formadorxs, que tem como objetivo aprofundar o estudo do Sistema Político brasileiro, utilizando como material de orientação a cartilha produzida pela campanha. Também é objetivo do Comitê realizar mais uma Plenária de caráter amplo e de formação de ativistas para a organização da campanha.

O certo é que, agora, temos mais um estado tocando a importantíssima tarefa do Plebiscito no país. Com a construção dessa unidade, ousando lutar por um projeto soberano e popular, a voz do povo estará mais que nunca, nas ruas e no congresso.

Texto: Redação

Imagem: Redação

Fonte: Plebiscito Constituinte 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *