Por Telma Aguiar
Começa nesta segunda feira, 01/09, o período de inscrições no processo seletivo para os cursos técnicos em Agroindústria e Agropecuária (80 vagas cada), ambos integrados ao ensino médio, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso, Campus de Confresa. A inscrição tem uma taxa de R$ 30,00 e deve ser feita pelo site da Instituição www.cfs.ifmt.edu.br.
O período de inscrição vai até o dia 05 de novembro. Nos próximos dias também serão abertas inscrições para os cursos de nível superior ( Agronomia, Química, Física e Biologia) e para o curso na modalidade subsequente, quando o aluno faz apenas o curso técnico em Controle Ambiental e na modalidade ( Proeja) que dá atenção especial para Jovens e Adultos com o curso técnico em Comércio.
O processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio será realizado no dia 30 de novembro e será composto por questões de múltipla escolha das disciplinas de português e matemática.
O IFMT campus Confresa declarou a preocupação com a documentação dos candidatos, visto que nos últimos processos seletivos a ausência deles fez com que muitos concorrentes não realizassem a prova. Os candidatos são, em sua maioria, adolescentes que ainda não possuem CPF e Documento de Identidade, entretanto eles são imprescindíveis para realizar a prova.
O período para pedido de isenção da taxa de inscrição para quem não tem condições de custear a taxa no valor de R$ 30,00 vai até o dia 03/09.
O Campus Confresa
A instituição pública está no seu quarto ano de funcionamento e oferece cursos gratuitos. Hoje a estrutura já conta com 60 professores em regime de dedicação exclusiva, grande parte deles são doutores, mestres ou especialistas e 44 técnicos administrativos. O campus, situado na zona rural de Confresa, mas ainda muito próximo ao centro da cidade possui 15 salas de aulas climatizadas, 9 laboratórios, acervo bibliográfico com 6.378 exemplares, 2 alojamentos (masculino e feminino, destinado a menores de idade que residam fora de Confresa, e restaurante com alimentação parcialmente subsidiada, reunidos em 16 prédios didático – administrativos numa área total de 50 hectares.