De 01 a 07 de setembro acontece o Plebiscito Popular por uma reforma política no país

Começou ontem o plebiscito popular para decidir se a população brasileira é ou não favorável a uma reforma política no país.

por Dandara Morais

A votação acontece durante toda a Semana da Pátria e terá encerramento no dia em que se comemora a Independência do Brasil, 7 de Setembro. As urnas estão espalhadas por todo o território nacional e o voto pode ser feito também pela internet.

A consulta denominada  como “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política” é iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Populares. São um total 416 participantes e organizadores do movimento em prol do Plebiscito Popular da Constituinte, entre eles pessoas físicas, associações, entidades governamentais e não governamentais.

Em junho e julho de 2013 a população brasileira ganha as ruas para gritar em alto e bom som, que o sistema político e as entidades nacionais: Não nos representam! A partir dessa mobilização que tomou as ruas ficou evidente que existe uma distancia alarmante, marcada por desigualdade e injustiças entre as duas pontas da pirâmide. Na base esta concentrada a maioria da nação, oprimida constantemente para salvaguardar o interesse de uma minoria, a elite brasileira concentrada no topo da pirâmide.

A campanha para responder a grande questão Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? Foi lançada em novembro de 2013, e a partir daí, os movimentos envolvidos, buscaram provocar um debate amplo e democrático junto a população com realização de plenárias nos estados, publicações, momentos de formação etc.

Plebiscito Popular

Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão.

 Constituinte

É a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.

Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política

RPO Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política tem apenas uma questão: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. A população pode votar em sim ou não, para mostrar se esta a favor da convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política no Brasil. Os representantes dessa assembleia seriam parlamentares eleitos com novas regras e a responsabilidade única de debater as mudanças relacionadas ao Sistema Político Nacional, por meio de novas leis e emendas na atual Constituição.

Links:

Vote Online

Encontre uma urna perto de você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *