Dom Pedro Casaldáliga recebe título de doutor honoris causa

PUC de São Paulo outorga título ao bispo emérito da Prelazia de São Felix do Araguaia

Por Oscar Beozzo, adaptado por Luís Cláudio da Silva

Hoje, quarta-feira, dia 17 de setembro, às 8 h 30 min., horário de Brasília, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), outorgou no seu Campus da Avenida Nazaré, 993, no Ipiranga, o título de Doutor “Honoris Causa”, a Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Felix do Araguaia. Casaldáliga já recebeu este mesmo título de importantes universidades, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da PUC de Goiás.

Pastor, poeta e escritor, Dom Pedro marca a Igreja da Amazônia, do Brasil e da América Latina pelo seu profetismo, fidelidade aos pequenos, sem temor às perseguições e às ameaças de morte. Comprometido com o resgate do testemunho e da memória perigosa dos/as mártires, levantou em Ribeirão-Cascalheira MT, próximo ao lugar onde foi assassinado em sua presença o Pe. João Bosco Penido Burnier, o Santuário dos Mártires da Caminhada, onde se realiza periodicamente, (atualmente a cada 05 anos), a Romaria dos Mártires.

Sua profunda espiritualidade e apego ao evangelho alimenta seu destemor na defesa dos povos indígenas, posseiros/as, lavradores/as sem terra e quantos se encontram ameaçados pela injustiça dos poderosos.

Por motivos de saúde, o bispo Pedro pediu a Oscar Beozzo que o representasse na outorga do doutorado na PUC-SP.

Fonte: Direto da Notícia

Imagem: www.paulinas.org

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *