Ciclo de oficinas agita cena audiovisual em Barra do Garças

Na segunda, 06, deu-se início a primeira etapa do Ciclo de Oficinas de capacitação em audiovisual realizada pelo Núcleo de Produção Digital de Mato Grosso.

A oficina de Criação de Roteiro para Projetos Audiovisuais contou com mais de 135 inscrições, das quais oitenta foram selecionadas. Este grupo é composto por estudantes, profissionais da área, artistas, escritores, produtores culturais e admiradores do audiovisual.

Com este desafio inicial, a ministrante da oficina, a cineasta professora doutora Maria Thereza Azevedo, possui um programa de aula amplo para que, a partir deste público misto, consiga empreender  elementos básicos da construção de um roteiro.

Alguns participantes da oficina já se inscreveram com uma ideia pronta sobre o que pretendem produzir, são obras de ficção e documentários de temas diversos. Outros ainda estão a procura de um tema, de uma ideia.

Marithê diz que uma produção audiovisual deve ser pensada estrategicamente. É preciso ater-se desde às etapas mais iniciais de uma produção, como o desenvolvimento da ideia inicial do que se busca registrar, à produção propriamente dita, como a gravação de uma cena.

Esta maneira de enxergar o audiovisual de modo mais profissional e técnico é uma das metas do NPD no Araguaia. As ações de formação e capacitação do Núcleo, por meio do Ciclo de Oficinas, visam formar produtores independentes capazes de desenvolver trabalhos audiovisuais de modo autônomo e diversificado.

A oficina acontece na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, de segunda (06/10) a sábado (11/10).

 

Texto: NPD

Imagem: Arquivo NPD Barra do Garças -MT

Fonte: NPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *