Rede de Sementes do Xingu participa de Oficina do MAPA

O consultor da Rede de Sementes do Xingu, Danilo Ignacio de Urzedo, ligado ao ISA (Instituto Socioambiental) participou no início deste mês em Brasília/DF, de uma oficina do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), sobre espécies varietais e crioulas, com foco em sementes de espécies cultiváveis para a agricultura orgânica.

Como representante da Rede de Sementes do Xingu, Danilo apresentou a realidade e os desafios da organização, que possui uma grande experiência na produção de sementes em funcionamento na Região Xingu/Araguaia. A Rede de Sementes do Xingu foi considerada como modelo no segmento no Brasil.

A oficina teve como proposta promover a apresentação, avaliação e debate com as organizações da sociedade civil e instituições públicas, sobre os resultados do trabalho de levantar, mapear, identificar e caracterizar variedades de espécies cultivadas de interesse para a agroecologia, a agricultura orgânica e os mantenedores de suas sementes.

Os participantes apresentaram um diagnóstico e grupos de trabalho discutiram os resultados e propostas de políticas públicas para o setor. Como etapa preparatória da Oficina, foram identificadas várias organizações que trabalham com variedades crioulas ou adaptadas, para ampliar e melhorar a produção, a qualidade e a disponibilidade de sementes dos materiais identificados.

Participaram organizações que trabalham nos Biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa. Esse trabalho estreitou laços que possibilitarão futuras parcerias e intercâmbios entre várias organizações que trabalham na produção de sementes.

Texto: RSX

Imagem: Internet

Fonte: RSX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *