Núcleo de Produção Digital realiza Oficina de produção audiovisual em Barra do Garças/MT

A oficina é gratuita com vagas limitadas e ocorrerá de 17 a 22 de novembro

Nos dias 17 a 22 de novembro será realizada a oficina de Produção Audiovisual, na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Araguaia, em Barra do Garças. Com intuito de promover a democratização do acesso aos saberes e fazeres do audiovisual, o Núcleo de Produção Digital (NPD) promove ações de capacitação e aperfeiçoamento de profissionais e produtores culturais do estado.

Para atender um maior número de candidatos, a oficina de Produção Audiovisual será ofertada em horários flexíveis, das 14h às 17:30h, e das 19:30h às 22:30h. As inscrições são realizadas pela internet, através do site http://npdmt.org, ou presencialmente, na UFMT, de 07 a 13 de novembro.

O trabalho de capacitação será ofertado em forma de ciclos, pois, além de aperfeiçoar os profissionais de audiovisual, o NPD busca despertar novos talentos e promover a formação continuada nos diversos ramos da produção fílmica.

Nesta etapa do Ciclo de Oficinas há o trabalho do Núcleo em promover o acesso equânime ao conteúdo ministrado pelos profissionais contratados, neste caso, a cineasta e parecerista do Ministério da Cultura, Izis Negreiros (ACVA/ABD/Amazonas).

Os interessados na oficina devem se inscrever baixando o formulário de inscrição na página do NPD (disponível aqui) e enviar para o correio eletrônico  nucleodeproducaodigital@gmail.com com o assunto: Oficina + O nome da oficina.

Sobre o NPD

A sétima arte ganha novo gás no estado. Devido à crescente produção de filmes e documentários, os produtores independentes possuem um parceiro de peso, o Núcleo de Produção Digital Audiovisual Independente, o NPD-MT.

O NPD é resultado de um conjunto de forças em prol da produção e democratização do acesso às produções audiovisuais. Este projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura, e pertence ao Programa Olhar Brasil, que prevê a criação de espaços democráticos voltados à produção e difusão audiovisual. Especificamente em Mato Grosso, a instituição a frente na implantação do Núcleo é a Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia, em Barra do Garças – MT.

O NPD visa desenvolver oficinas e cursos de formação e aperfeiçoamento para técnicos e produtores, além de estimular novos talentos. O objetivo é promover a produção audiovisual independente em todo Araguaia.

Para além de uma lógica de mercado, e com a devida atenção às etapas de pré-produção, produção e pós-produção, o NPD concentra esforços na capacitação de novos produtores a fim de explorar as narrativas e a linguagem audiovisual.

O NPD visa também implantar e fortalecer o Circuito Exibidor. Este parte de ações múltiplas para criar, e fortalecer, espaços para exibição não comercial de filmes com equipamento de projeção digital. Na região do Araguaia, são dez pontos de exibição que contam com um acervo de novecentos títulos de filmes e documentários nacionais do catálogo da Programadora Brasil.

O Núcleo de Produção Digital de Mato Grosso reconhece, e trabalha, para que as muitas histórias do Araguaia tenham o alcance merecido. Das lendas e causos, à história da região, são os vários modos de ver o mundo que, desta vez, serão compartilhados em uma rede democrática e plural.

Serviço

Oficina de Produção Audiovisual

Onde? Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia, Barra do Garças;

Quando? De 17 a 22 de novembro. Turmas das 14h às 17:30h e 19:30h às 22:30h;

Inscrições: De 07 a 13 de novembro;

Como? Acesse o site http://www.npdmt.org e baixe a ficha de inscrição, ou realize pessoalmente na sala do NPD, na UFMT/Barra do Garças.

Mais informações: ASCOM (66) 3405-7204/7206 | nucleodeproducaodigital@gmail.com

http://www.npdmt.org

Fonte: Núcleo de Produção Digital

Imagem: Divulgação NPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *