A VI Mostra Socioambiental de São Félix do Araguaia diz a que veio

Por Liebe Lima/AXA

A Mostra Socioambiental de São Félix do Araguaia terá a sua VI edição neste mês de junho trazendo o tema “Araguaia Rios Vivos”, para que a comunidade possa refletir e pensar ações para cuidar da imensa riqueza de mananciais que percorre a região e que está ameaçada pelas atividades predatórias que são realizadas em torno de seus leitos e bacias.

Para além de reflexões, a Mostra Socioambiental apresenta na prática, alternativas de produção no contexto das cadeias de valor da sociobiodiversidade que geram renda e promovem o manejo integrado de atividades autossustentáveis. Um espaço de trocas e de mercado inclusivo para comercializar os produtos da Agricultura Familiar e dos Povos da floresta, valorizando a produção local de alimentos e fomentando a economia regional.

Segundo o último senso agropecuário, os estabelecimentos da Agricultura familiar ocupam apenas 9% do total territorial dos 18 municípios da Região Xingu Araguaia onde a AXA atua, produzindo uma variedade estimada em torno de 270 produtos que são acessados principalmente nas feiras regionais. Em contrapartida, os demais estabelecimentos, com características não familiares e de grande porte, ocupam 48% do território regional, com predomínio de produção da pecuária, soja, milho, arroz e feijão.

Se com 9% do território a Agricultura familiar produz tanta diversidade, imagine se houver a vontade política necessária para ampliar a produção e criar um mercado local que a absorva, gerando um círculo virtuoso de riquezas e de bem viver?

Venham e vejam como isso é possível!

Todos estão convidados para prestigiar a VI Mostra Socioambiental de São Félix do Araguaia e a V Feira de Economia Solidária de 15 a 17/06/2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *