“Tadinhos” somos nós pela partida da querida “Diomar Giraldelli”

Por Liebe Lima/AXA

Tadinha é o apelido carinhoso pelo qual toda a comunidade de São Félix do Araguaia conhecia a Sra. Diomar Giraldelli. A expressão “Tadinho” era de seu uso recorrente toda vez que via algo que lhe inspirava cuidado e fez com que ela, mulher de alegria contagiante, viesse a ser chamada de maneira tão peculiar, no tom de voz deste sertão, onde chegou em 1972.

Nascida em Sales, SP, com 74 anos e mãe de 8 filhos, sua trajetória é como a de muitas que acompanharam o marido em busca de trabalho nas grandes fazendas da região. Lavradora da terra no PA Dom Pedro desde que foi sorteada pelo INCRA em 1998, sua produção familiar era diversificada e a Feira de São Félix do Araguaia onde comercializava seus produtos, uma grande paixão. “Podia faltar água no Araguaia, mas faltar ela na feira não faltava”. Com estas palavras seu filho Jeremias mensura o quanto ela apreciava estar na feira a cada 15 dias.

Tadinha comercializando seus produtos em sua banca na Feira de São Félix do Araguaia – Foto: Acervo ANSA

A alegria e a disposição permanente em ajudar a todos, a tornou uma pessoa imprescindível, em especial para a Dona Raimunda, sua vizinha de banca, com quem se juntava na cabine do caminhão para as viagens do assentamento até a feira e jamais a deixava sozinha em tudo que precisasse. Nesta última viagem, dona Raimunda, Dona Cícera, Seu Marcelino e todos os companheiros do grupo de feirantes tiveram que vir sem ela, pois sem avisar, a vida decidiu leva-la para outro lugar.

Sua partida desse plano surpreendeu a todos durante a VI Mostra Socioambiental e V Feira de Economia Solidária do Araguaia, em um momento de celebração e encontro da Agricultura Familiar e dos Povos da Floresta, a quem ela muito bem representava. Neste momento tão especial, onde muitos queridos do seu convívio estavam reunidos no local onde ela amava estar, Tadinha fez sua despedida.

Cantoria na III Mostra Socioambiental e II Feira de Economia Solidária do Araguaia – Foto: Liebe Lima/AXA

Companheira “Diomar Giraldelli” onde você estiver a fraternidade e a alegria estarão garantidas!

Assim seja!

Em nossas saudades e em nossos corações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *