Mudanças climáticas: Dialogando e aprendendo para ser a mudança que queremos ver no mundo

Por Liebe Lima/AXA Quantas vezes ouvimos falar em “mudanças climáticas”, observando seus impactos serem ilustrados em imagens de desastres climáticos que muitos de nós assistimos pela televisão em localidades distantes, sem, contudo, relacionarmos esse fenômeno ao cotidiano de nossas atividades diárias? Como uma lente de aproximar nossas práticas ao mundo que desejamos viver e deixar Continue lendo…

Da série: Tem? O que é que tem? – Com Pedro e Jacinta Righi moradores do PDS Bordolândia.

Por Liebe Lima/AXA A Articulação Xingu Araguaia preparou a série: “Tem? O que é que tem?” em pequenos vídeos para te apresentar as histórias de pessoas que fazem a diferença na região. Suas vidas são trajetórias de lutas para conquistarem ou permanecerem na terra e tirarem dela o seu sustento. Muito se tem em comum Continue lendo…

Água, um bem comum: Para os PAs Casulo Vida Nova I e II ela ainda precisa chegar

Por Liebe Lima/AXA “Nós não temos água potável! A potável que chega aqui vem de caminhão ou de trator e nós não sabemos a condição que ela circula naquele tanque. Ele pega lá na mina e sai distribuindo para cada produtor na sua parcela, mas aqui a questão é a seguinte: às vezes vem uma Continue lendo…

Plantando florestas

Visita ao campo de restauro dentro do PA Brasil Novo, Querência, MT, para enriquecimento e plantio de novas mudas de espécies florestais. As florestas são responsáveis pela manutenção dos regimes de chuvas que regulam os ciclos produtivos da agricultura. Os efeitos das mudanças climáticas já fazem parte da realidade de quem vive e trabalha na Continue lendo…

Mulheres Xavante coletoras de sementes florestais participam de Oficinas de Etnomatemática na Terra Indígena Marãiwatsédé

Por Liebe Lima/AXA Mitsi (um), maparané (dois) e tsi ubdatõ (três) são as palavras que denominam os números tradicionais que os Xavante usam para contar. A mistura da contagem tradicional com a contagem do waradzu (não indígena), foi muito repetida e aprendida entre os dias 08 a 18 de janeiro de 2019 nas oficinas de Continue lendo…