Vale do Araguaia, onde a soja despejou a mata e o cerrado

Em entrevista à Rádio Vaticano,o Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Adriano Ciocca, fala do avanço das monoculturas no Vale do Araguaia. Fonte: Rádio Vaticano São Felix do Araguaia – Aos poucos, as plantações mecanizadas e marcadas pelo uso intensivo de veneno estão ocupando a região do Araguaia, no nordeste do Mato Continue lendo…

AXA marca presença no lançamento do Plano de Gestão da TI Marãiwatsédé

A Articulação Xingu Araguaia (AXA), formada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Socioambiental (ISA), Associação Nossa Senhora da Assunção (ANSA) e Associação Terra Viva (ATV), atua desde 2007 na região Araguaia/Xingu, apoiando as populações tradicionais e indígenas; e presenciou esse momento histórico, que foi o lançamento do Plano de Gestão Continue lendo…

Vem aí: Mostra de Cinema Xavante

A Mostra contará com sessões de filmes produzidos por indígenas seguidos de debate para o público em geral e sessões de filmes para o público escolar. Barra do Garças (MT) – Com o objetivo de promover, divulgar e debater a produção audiovisual do povo Xavante e indígena em geral, a Fundação Nacional do Índio (Funai), através da Continue lendo…

Índios do Xingu aprovam Protocolo de Consulta inédito

Depois de dois anos de trabalho, representantes dos 16 povos xinguanos aprovaram regras específicas de consulta para as etnias do Território Indígena do Xingu (TIX). Por Ivã Bocchini/ISA Apesar de a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário, e de o Decreto nº 5.051 de 2004, assegurarem o Continue lendo…

Reserva Nativa Joinha: área de conservação e berço de estudos no nordeste de Mato Grosso

Por Dandara Palmares/ATV. A Chácara Joinha, localizada a 500 metros do perímetro urbano de Porto Alegre do Norte (MT),  no Setor dos Buritis, pertence à Associação Terra Viva de Agricultura Alternativa e Educação Ambiental (ATV) e, tem sido, palco de estudos de diversos pesquisadores do país. Jose Nicola, doutorando em Botânica, pelo programa de pós Continue lendo…