Índios do Xingu aprovam Protocolo de Consulta inédito

Depois de dois anos de trabalho, representantes dos 16 povos xinguanos aprovaram regras específicas de consulta para as etnias do Território Indígena do Xingu (TIX). Por Ivã Bocchini/ISA Apesar de a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário, e de o Decreto nº 5.051 de 2004, assegurarem o Continue lendo…

Reserva Nativa Joinha: área de conservação e berço de estudos no nordeste de Mato Grosso

Por Dandara Palmares/ATV. A Chácara Joinha, localizada a 500 metros do perímetro urbano de Porto Alegre do Norte (MT),  no Setor dos Buritis, pertence à Associação Terra Viva de Agricultura Alternativa e Educação Ambiental (ATV) e, tem sido, palco de estudos de diversos pesquisadores do país. Jose Nicola, doutorando em Botânica, pelo programa de pós Continue lendo…

Rede de Sementes do Xingu é destaque em estudo internacional

O estudo faz parte de um projeto que visa divulgar e fortalecer iniciativas que combinam conservação florestal e desenvolvimento comunitário na Bacia Amazônica.  Por Mel Mendes/AXA Um estudo desenvolvido pela pesquisadora Juliana Splendore para o Environmental Defense Found (EDF) destaca a Rede de Sementes do Xingu (RSX) como uma das iniciativas modelo para cadeias produtivas Continue lendo…

“Fica Pedro”: Livro sobre a vida de Dom Pedro Casaldáliga será lançado em novembro

O lançamento acontecerá no próximo dia 11, no Museu Histórico de Mato Grosso, em Cuiabá. A entrada é gratuita. Fonte: FolhaMax Após um longo período de pesquisas em livros, endereços virtuais, quilômetros percorridos entre buracos e estradas, o dramaturgo, ator e videasta, Luiz Carlos Ribeiro, o diretor da Cia Cena Onze de Teatro e membro Continue lendo…

Oficina valoriza as riquezas dos frutos do Cerrado

Mulheres assentadas aprendem receitas e trocam experiências e informações em defesa do Cerrado. Mel Mendes/AXA A Associação Terra Viva (ATV), em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Associação Tapirapé, realizou, em Porto Alegre do Norte (MT), a “Oficina de aproveitamento de frutos do Cerrado”. A atividade reuniu 21 mulheres de projetos de Continue lendo…