VI Mostra Socioambiental do Araguaia promove o diálogo entre diferentes povos e apresenta à região o potencial produtivo das cadeias de valor da sociobiodiversidade.

Por Liebe Lima/AXA O espaço da feira municipal de São Félix do Araguaia ficou colorido pelos mais de 70 expositores e feirantes para fazer acontecer a VI Mostra Socioambiental e V Feira de Economia Solidária do Araguaia entre os dias 15 e 17 de junho. Os produtos da sociobiodiversidade e as pessoas que vivem na Continue lendo…

A “violência estrutural” é tema de reflexão no Seminário de abertura da Mostra Socioambiental do Araguaia.

Por Liebe Lima/AXA Neste 15 de junho a VI Mostra Socioambiental de São Félix do Araguaia, realizou sua abertura em um seminário que trouxe o tema “Araguaia Rios Vivos”. Na presença de agricultores, indígenas e da comunidade regional, falaram o Engenheiro Agrônomo Sebastião Pinheiro, do Núcleo de Economia Alternativa (NEA) da Universidade Federal do Rio Continue lendo…

Tem? O que é que tem? O Casadão: Fruta boa e sementes vivas nas roças e quintais do sertão

Por Liebe Lima/AXA O Seu João é morador do PA Dom Pedro em São Félix do Araguaia, MT e ele nos inspira contando o que é o trabalho do “Casadão” que realiza desde 2002 em parceria com a CPT Araguaia (Comissão Pastoral da Terra), a ANSA (Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Continue lendo…

Soberania alimentar se faz com agricultura familiar fortalecida

Por Liebe Lima/AXA Mesmo com distâncias continentais dos grandes centros, os produtos de hortifrúti que muitas cidades da Região Xingu Araguaia consomem, chegam do CEASA de Goiânia- GO uma ou duas vezes por semana. Com a interrupção do abastecimento em decorrência da greve dos camioneiros, a escassez já se faz presente nos supermercados locais e, Continue lendo…