Sem água não se planta

  Os quintais produtivos são essenciais para a segurança alimentar das famílias que vivem na terra. No Projeto de Assentamento Casulo Vida Nova I e II, em Alto Boa Vista, MT, a água é racionada, pois chega de caminhão pipa duas vezes por semana e é insuficiente mesmo para as necessidades básicas dos moradores que Continue lendo…

Agricultura familiar: Quem vai ficar?

Por Liebe Lima/AXA No arco do desmatamento e da fronteira agrícola, a região Xingu Araguaia vive a pressão dos campos de monocultura que vem avançando sobre as áreas da reforma agrária através de arrendamentos dos lotes. Estas que são áreas de uso tradicional da Agricultura Familiar e da diversidade de produção de alimentos que lhe Continue lendo…

Empreendimento é com as mulheres

Por Liebe Lima/AXA Este material foi produzido com a colaboração de Ana Claudia Timóteo do PA Dom Pedro. O Grupo de Mulheres do Assentamento Dom Pedro em São Félix do Araguaia, MT, realizaram a segunda edição da Feira Agroecológica dentro do Assentamento para apresentarem a diversidade de sua produção e ainda aproveitaram para promover o Continue lendo…

Vídeo da série: Tem? O que é que tem? – Uma mensagem do Seu João Carlos – do Assentamento Dom Pedro em São Félix do Araguaia

Seu João Carlos é Coletor de Sementes da Rede de Sementes do Xingu e vive no Assentamento Dom Pedro, em São Félix do Araguaia, MT. Ele faz um apelo para pessoas que como ele conquistaram um pedaço de terra da Reforma Agrária para viver e produzir.  

Mudanças climáticas: Dialogando e aprendendo para ser a mudança que queremos ver no mundo

Por Liebe Lima/AXA Quantas vezes ouvimos falar em “mudanças climáticas”, observando seus impactos serem ilustrados em imagens de desastres climáticos que muitos de nós assistimos pela televisão em localidades distantes, sem, contudo, relacionarmos esse fenômeno ao cotidiano de nossas atividades diárias? Como uma lente de aproximar nossas práticas ao mundo que desejamos viver e deixar Continue lendo…