Na Amazônia, bacias dos rios Xingu e Araguaia, Brasil: Onde se conjuga produção e preservação com a diversidade de frutas nativas.

Por Liebe Lima/AXA A região Xingu Araguaia é parte da Amazônia legal, estado de Mato Grosso, divisor de águas entre as bacias dos rios que lhes dão o nome. Está na transição entre a floresta e o cerrado e além destes biomas, tem varjões alagados, com vegetações únicas no mundo como os murundus que ficam qualhados Continue lendo…

Episódio 11 da Série: Tem? O que é que tem? Com Alexssandro do PA Casulo

  A Articulação Xingu Araguaia vem mostrando histórias de pessoas que trabalham, produzem e lutam para promover a felicidade de viver do que produzem em suas parcelas, se juntando a outros, criando possibilidades para a Agricultura Familiar e mostrando que é plantando hoje que se colhe amanhã! “Fazer desse mundo um mundo melhor”. Este é Continue lendo…

Uma história de caçada do Povo Xavante de Marãiwatsédé

  Iniciamos esta série de contos e histórias do Xingu Araguaia com um texto do Professor Leonardo Tsereteme, do Povo Xavante da TI Marãiwatsédé. Contar histórias é uma maneira afetiva e lúdica para nos conectar com o mundo a nossa volta e pensando nisso, a Articulação Xingu Araguaia – AXA, inicia um trabalho de tecer Continue lendo…

Episódio 10 da Série: Tem? O que é que tem? Com Dona Doca do PA Dom Pedro

A Articulação Xingu Araguaia – AXA quer te apresentar a gente que faz a diferença na Região, trazendo também, inspiração a todos os brasileiros, a valorizarem modos de produção que mantenham a floresta em pé! O tempo não é páreo para Dona Doca, nome pelo qual a Sra. Raimunda é conhecida na região de São Continue lendo…