Campanha Y Ikatu Xingu

Uma campanha de responsabilidade socioambiental compartilhada. Assim ficou conhecida a Campanha Y Ikatu Xingu (Salve a Água Boa do Xingu, na língua kamayurá), lançada em 2004 para atuar na recuperação e proteção das nascentes e cabeceiras do Rio Xingu, em Mato Grosso.

2006-logo-Yikatu

Hoje, são mais de 2,5 mil hectares em processo de recuperação, em diferentes estágios de crescimento de vegetação. As restaurações foram feitas em assentamentos, pequenas, médias e grandes propriedades em 24 municípios de Mato Grosso: Água Boa, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Canarana, Cláudia, Confresa, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guarantã do Norte, Marcelândia, Matupá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo,  Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Tabaporã, Vera e Vila Rica.

Dentro da Campanha a educação teve lugar estratégico para ações de proteção e recuperação e nascentes em Mato Grosso. Nesse sentido, desenvolveram-se processos formativos junto a populações indígenas, assentados, professores e moradores das cidades, tanto no eixo da BR 158, e BR 163. Nesses cinco anos foram formados 200 agentes socioambientais capacitados para multiplicar o aprendizado.

Saiba mais sobre a iniciativa: http://www.yikatuxingu.org.br/