Fábrica de Polpas Araguaia

Em 2005, a Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA) iniciou um trabalho de geração de renda com base na agroecologia em São Félix do Araguaia (MT). A proposta era incentivar o plantio de espécies frutíferas nos assentamentos da região, favorecendo a recuperação ambiental e a geração de renda para os agricultores familiares.

Assim nasceu a Araguaia Polpa de Frutas, que hoje conta com cerca de 300 fornecedores de frutas – entre assentados e moradores da cidade. A fábrica, por meio do trabalho dos técnicos da ANSA, incentiva o plantio de mais de 20 espécies de frutíferas, assim como o extrativismo de espécies nativas.

Até 2011, a renda gerada para os agricultores que venderam fruta para a fábrica foi de aproximadamente R$ 230 mil, resultado da aquisição de 350 mil quilos de frutas e da sua transformação em mais de 100 mil quilos de polpas congeladas.

Por outro lado, a fábrica disponibiliza polpa de fruta natural e de qualidade nos programas sociais e educativos nos municípios, através dos programas de políticas públicas PAA e PNAE. Também nos comércios, especialmente nos lugares mais turísticos da região, mostrando aos visitantes do Araguaia a riqueza dos produtos naturais da região.