Confresa/MT é o município com mais trabalhadores resgatados de escravidão no Brasil

Informações podem ser conferidas na base de dados interativa sobre trabalho escravo atualizada pela ONG Repórter Brasil

Por Repórter Brasil

Desde 1995, o município de Confresa, no Mato Grosso, já registrou 1.392 pessoas resgatadas em condições análogas às de escravos. O número é impulsionado pelas libertações registradas na Destilaria Gameleira, onde trabalhadores nesses condições foram encontrados em diferentes ocasiões.

Palco da maior libertação de escravos da história recente do país, com 1003 pessoas de acordo com o governo federal, a Destilaria Gameleira foi substituída pela Destilaria Araguaia, controlada pelo mesmo grupo EQM. A Destilaria Araguaia foi criada em 2006 e a fazenda foi vendida em 2012. Localizada no município de Confresa, nordeste do Mato Grosso, a Gameleira se tornou conhecida nacionalmente após quatro operações de fiscalização encontrarem condições degradantes de trabalho em sua fazenda de cana-de-açúcar. As reincidentes fiscalizações levaram a destilaria a ser inserida na “lista suja” do trabalho escravo, organizada e mantida pelo governo federal – posteriormente, o nome foi suspenso por decisão judicial. A empresa discorda da versão governamental e nega que tenha utilizado mão-de-obra escrava.

Infográfico permite filtrar casos de trabalho escravo dos últimos 18 anos no Brasil

Os dados sobre o município de Confresa bem como de todo o Brasil podem ser conferidos no infográfico interativo sobre o tema que a ONG Repórter Brasil acaba de atualizar.

O infográfico é um sistema aberto para consulta sobre os flagrantes de exploração de trabalhadores em condições análogas às de escravos já registrados pelo poder público no Brasil. O mecanismo foi lançado em julho deste ano e, agora, possui novas formas de filtragem das informações.

TrabalhoEscravo

Clique no infográfico para acessar o banco de dados

Com dados obtidos a partir de tabelas publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 1995 – quando o governo brasileiro reconheceu a existência de escravidão no país e passou a adotar medidas para erradicação desse crime – o sistema é o único no país a apresentar um levantamento completo das informações públicas sobre flagrantes de escravidão.

O instrumento, desenvolvido pelo jornalista Stefano Wrobleski, permite a consulta de casos de escravidão organizados ou ordenados por unidade da federação e município, através de mapas e gráficos onde os dados podem também ser filtrados por localização geográfica, tempo ou quantidade de pessoas atingidas.

Para possibilitar que outros interessados façam uso dos mesmos dados, na mesma página está disponível também a íntegra de todas as tabelas das fiscalizações que resultaram em flagrante de trabalho escravo. Ali podem ser verificados todos os 3.747 estabelecimentos inspecionados entre 1995 e 2013, de onde foram libertadas 47.031 pessoas em situação análoga à escravidão.

Confira os dados e o infográfico clicando aqui

Para saber mais sobre os resgates ocorridos na Destilaria Gameleira, em Confresa, leia matéria do Repórter Brasil em 2006: Recordista em libertações, empresa é reformulada e muda de nome

Fonte: Blog do Repórter Brasil

Imagem: Destilaria Gameleira, via Olhar 21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *