Núcleo de Produção Digital promove oficina de direção de fotografia

Curso terá duas turmas totalizando 50 vagas. As inscrições são gratuitas e  o evento ocorre no período de 08 a 11 de dezembro.

Por Sckarleth Martins/NPD

Para fechar as atividades deste ano do Ciclo de Oficinas Formação e Capacitação em Audiovisual, a Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT-CUA) e o Núcleo de Produção Digital (NPD) trazem o renomado diretor de fotografia, Cleumo Segond, para ministrar a oficina de Direção de Fotografia de Cinema e Audiovisual, sagrando-se como a terceira etapa do Ciclo. Nas etapas anteriores, ofertaram-se as oficinas de Criação de Roteiro e Produção Audiovisual, com cerca de 120 participantes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas de 28 de novembro a 05 de dezembro. Os interessados devem preencher ficha de inscrição disponível em http://wp.me/P4NGli-6Q e enviá-la para o correio eletrônico do Núcleo (nucleodeproducaodigital@gmail.com).

Esta oficina é destinada a profissionais da área de cinema ou televisão e/ou pessoas que pretendem trabalhar com Direção de Fotografia. O curso oferecerá 50 vagas e os candidatos serão selecionados por meio de avaliação da ficha de inscrição.

Sobre a Oficina

Com um programa abrangente e aprofundado, equilibrando aulas teóricas e práticas a oficina de Direção de Fotografia envolve o aluno no universo secular do cinema através de elementos fundamentais da cinematografia, como noções de enquadramento, luz, arte, cores, ótica e etc.  A intenção é tornar o elemento humano, novamente, o principal responsável pelo grande trabalho, que é a Direção  de Fotográfica em uma produção audiovisual.

O fluminense Cleumo Segond Carvalho Cruz (Luz Cinema e Vídeo/Rio de Janeiro) é um dos diretores de fotografia mais requisitados da área. Ele já trabalhou em diversas produções reconhecidas nos últimos anos como o “Profeta das Cores” de Leopoldo Nunes, premiado como melhor documentário no Festival de Brasília de 1995. “O Velho” sobre Luís Carlos Prestes, de Toni Venturi, Prêmio de melhor documentário brasileiro no II Festival “É tudo Verdade” e “A Negação do Brasil”de Joelzito Araújo, prêmio de melhor documentário brasileiro no IV Festival É tudo Verdade. Mais recentemente fez direção de fotografia dos longas “O Dia que Durou 21 Anos” de Camilo Tavares e “Raça” de Joelzito Araújo

Cleumo realiza, também, workshops de Direção de Fotografia pelo Brasil e no Senac SP, além de ser professor de pós-graduação em Cabo Verde, na África.

http://abcine.org.br/abc/socio.php?id=65

http://www.aicinema.com.br/professor/cleumo-segond/

Texto: Sckarleth Martins/NPD

Fotos: Arquivo NPD

Fonte: NPD

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *