Acampados do MLT ocupam fazenda em Nova Xavantina

Membros do Acampamento Bom Jesus plantado as margens do Rio Antártico, coordenado pelo Movimento Luta Pela Terra (MLT) , ocuparam, na noite do dia 31/12 para o dia 01/01, a fazenda Andorinha, localizada a aproximadamente 25 quilômetros da cidade de Nova Xavantina, próximo a Mineração NX Gold.

Membros da direção do Movimento Luta Pela Terra (MLT) estiveram em Nova Xavantina no último dia 06/12, quando, em reunião com famílias de sem terra do acampamento, o líder do Movimento apresentou aos acampados o  Contrato de Comodato de Imóvel Rural registrado  no Cartório de Registro Cível de Notas, Protestos e Pessoas Jurídicas de Barra do Garças, assinado pelo proprietário da fazenda, Sr, Antônio Bortolaia.

Lavrado no último dia 05/12, o documento cede 3.500 ha do total de 10 mil ha da propriedade para o Movimento Luta Pela Terra Nacional, representado pelos diretores Jaciel Alves Ribeiro e João Batista Pereira da Silvas, para fins de exploração agrícola e em caráter gratuito pelo prazo dois anos, podendo ser renovado para mais dois anos.

AFLkUfESegundo Jaciel, este é o prazo necessário para que o INCRA adquira a área e a ceda definitivamente para os parceleiros. Os diretores do MLT estão de posse da Carta de Adjudicação, emitida pelo mesmo cartório de Barra do Garças, que reconhece a propriedade da Fazenda Andorinha como sendo do Sr. Antonio Bortolaia, que assinou o Termo de Comodato.

Segundo informações levantadas com os acampados, a área está ocupada pelo senhor Ricardo, no entanto, a área pertence ao senhor Antônio Bortolaia, e, disseram ainda que a polícia esteve no dia 02 de janeiro no local atendendo denuncia do senhor Ricardo no sentido de que os ocupantes estariam degradando e cometendo crime ambiental e matando o gado da fazenda, o que não era verdade, fato confirmado pela polícia.

Jaciel, líder nacional do MLT, concedeu entrevista a TV Cidade – SBT em Nova Xavantina, e anunciou que já protocolizou outras áreas no município, dizendo que irá insistir na vistoria da Fazenda Nova Viena e de uma outra área com 3.500ha, praticamente dentro da cidade. O site InteressanteNews conseguiu informações extra oficiais que se trata da propriedade de Geraldo Maciel, localizada a 10 quilômetros do centro urbano de Nova Xavantina.

Fonte: Interessante News (com revisão da AXA)

Imagens: Interessante News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *