Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de junho na Feira Municipal de São Félix do Araguaia (MT).
Por Lilian Brandt / AXA
São Félix do Araguaia sediará pelo terceiro ano consecutivo a Mostra Socioambiental, evento realizado pela Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA) e pela Organização Ecossocial do Araguaia (OECA), em parceria com as entidades que formam a Articulação Xingu Araguaia (AXA), associações de agricultores familiares dos assentamentos da região e a Prefeitura de São Félix do Araguaia.
Durante o evento serão expostos e comercializados diversos produtos da região, como artesanatos, plantas medicinais, remédios naturais, sementes e mudas nativas do Cerrado. A segunda edição da Feira de Economia Solidária, que acontecerá simultaneamente à Mostra, traz alternativas de geração de renda e inclusão social, apoiando pequenos projetos por meio de microcréditos. Assim, iniciativas familiares ganham força, como hortas, padarias, oficinas de costura, fabricação de bijuterias e criação de pequenos animais.
Participarão do evento representantes dos municípios de Nova Xavantina, Canarana, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, Luciara e São Félix do Araguaia. Participarão ainda indígenas Xavante da Terra Indígena (TI) Marãiwatsédé e da TI Pimentel Barbosa e Karajá da Ilha do Bananal e da TI São Domingos.
Rosilene Alves da Silva, artesã que vive no projeto de assentamento (PA) Dom Pedro, município São Félix do Araguaia, destaca que o diferencial dos produtos é que são artesanais e levam junto a tradição do povo. Segundo ela, muitos feirantes também fazem parte de outros projetos da ANSA. “Sempre tem curso de reflorestamento e cursos que ensinam a usar remédios naturais para combater as pragas”, conta a artesã. Sendo assim, muitos produtos da feira são orgânicos, “não são cheios de veneno que fazem mal a saúde”, completa.
O evento contará também com apresentações culturais de artistas regionais, como os grupos de Catira e de Folia do Alto Boa Vista, os Xavante da aldeia Ripá (TI Pimentel Barbosa) e apresentações das escolas e do grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
“No ano passado, tudo o que levei, vendi”, disse Iracema Pina Quixabeira Gomes, doceira e boleira de São Félix do Araguaia. “A parte cultural foi muito boa. Além de trabalhar, a gente se diverte. Você trabalha, vende, conhece gente e dança”.
O evento tem início às 18h do dia 20 de junho. No dia seguinte (21), ocorrerá o Seminário “Experiências de Comercialização da Agricultura Familiar”, aberto à participação dos expositores e demais interessados.
Arlindo Alves dos Santos, morador do PA Dom Pedro, vende seus produtos na feira há 14 anos. Ele participa da Mostra Socioambiental desde 2013, e segundo ele “cada vez vai só melhorando”. O visitante terá oportunidade de adquirir um produto de qualidade e estimular a economia regional, contribuindo com a agricultura familiar.
Confira o folder do evento aqui!