Fábrica de rapadura, açúcar mascavo e melado é inaugurada pela Associação Terra Viva

 

A Fábrica de derivados de cana-de-açúcar é um projeto desenvolvido pela Associação Terra Viva de Agricultura Alternativa e Educação Ambiental (ATV), cujo objetivo é proporcionar aos pequenos agricultores da região do Baixo Araguaia uma nova alternativa de geração de renda. É um espaço comunitário onde o pequeno agricultor tem a possibilidade de aprender e produzir produtos derivados da cana-de-açúcar.

Por Dandara Morais

Valdo da Silva tesoureiro da ATV comenta sobre a construção “O dinheiro era pouco, basicamente ficou no material e sobrou para contratar um pedreiro, então nós mesmos trabalhamos como serventes e, quando vimos já estava pronta à estrutura. A fase de acabamento nós fizemos sozinhos”.  E acrescenta que tem sido uma grande brincadeira e aprendizado “Estou me sentindo menino de novo, aprendendo a fazer melado. Minha memória esta aguçada, me lembro do meu avô fazendo tudo isso lá na roça”.

IMG_20160717_101448172

Caldo de Cana.

João Batista Lima, também ajudante nesse processo, foi quem fez as formas para rapadura e conta que a primeira rapadura foi um sucesso “Nós chamamos o Quinca Preto pra ensinar, e deu tudo certo, o Valdo inventou de colocar gergelim, e esta foi a melhor rapadura que eu já comi”.

José Gomes, agente pastoral da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e associado à ATV, idealizador do projeto conseguiu com as Cáritas Brasileira, entidade vinculada a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma doação em dinheiro para construção da Fábrica de derivados de cana-de- açúcar e compra dos equipamentos.

A Fábrica de derivados da cana-de-açúcar impacta positivamente tanto no aspecto econômico, visto que possibilitará o crescimento da renda e com isso aumenta a permanência na terra, quanto no social, que amplia e fortalece a prática da economia solidaria. Outro fator importante é que o plantio da cana-de-açúcar que será feito de acordo com os princípios da agroecologia, sem uso de produto químicos como prioriza os associados da ATV.

Tem ainda o fortalecimento do aspecto cultural, já que o trabalho é realizado de forma comunitária, estimulando assim, a continuidade da produção local, mantendo a sustentabilidade desta atividade. E os produtos serão comercializados principalmente na merenda escolar da região e em feiras da agricultura familiar.

14215295_1161987363876390_843552514_o

Fábrica de derivados da cana-de-açúcar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *