Por Tatiane Ribeiro/ARSX
A cidade de Querência (MT) ganhou mais um evento em sua agenda semanal. Foi lançada nessa quarta-feira (23/05) a Feira da Agricultura Familiar, no Espaço Feira Livre.
O evento marcou a abertura da feira noturna que acontecerá regularmente na cidade e contou com a presença de agricultores familiares da região. Eles trouxeram diversos produtos, como mel, castanha, queijos, farinha e tapioca.
A AXA (Articulação Xingu Araguaia) também esteve presente com uma banca onde foram expostos diversos materiais das organizações socioambientais que trabalham na região. Entre elas a Associação Rede de Sementes do Xingu, a ANSA (Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção), o ISA (Instituto Socioambiental), a OPAN (Operação Amazônia Nativa) e a CPT (Comissão Pastoral da Terra).
“Além das nossas cartilhas e folhetos explicativos, trouxemos alguns jogos desenvolvidos pelo grupo de jovens da Rede de Sementes do Xingu e também algumas sementes”, conta Acrísio Luiz Reis, agricultor do assentamento Manah, em Canabrava do Norte, e diretor da Rede.
“A Rede de Sementes é uma coisa nova e o pessoal tem pouco conhecimento. A maioria dos coletores são da agricultura familiar, além dos indígenas. É uma ação de pessoas que estão preocupadas com o clima e a água, e ao mesmo tempo aproveitamos como uma complementação de renda. É muito importante participar de feiras assim para que as pessoas conheçam, já que muitos não sabem a importância que esse trabalho tem”, finaliza.
Vania Aguiar, da ANSA, também esteve presente como uma das representantes da AXA e afirma que o formato da feira, com venda de produtos da agricultura familiar e comercialização de alimentos prontos, promove uma maior aproximação entre o público e as organizações que trabalham com a conservação da natureza.
“Um dos eixos da AXA é o fortalecimento da agricultura familiar e um dos canais mais importantes de comercialização são as feiras locais. Aqui a tivemos a participação do público e principalmente das crianças, que perguntaram bastante sobre nossos materiais”, contou.
Serviço: A Feira da Agricultura familiar acontece todas às quartas-feiras, no Espaço Feira Livre, das 18h às 22h.