Da série: Tem? O que é que tem? – Com Pedro e Jacinta Righi moradores do PDS Bordolândia.

Por Liebe Lima/AXA

A Articulação Xingu Araguaia preparou a série: “Tem? O que é que tem?” em pequenos vídeos para te apresentar as histórias de pessoas que fazem a diferença na região. Suas vidas são trajetórias de lutas para conquistarem ou permanecerem na terra e tirarem dela o seu sustento. Muito se tem em comum entre os protagonistas destas belas histórias, em especial, sua forte ligação com a terra, em torno da qual, a ciranda de afetos se cria e se expande criando união em torno de suas causas, abundância e bem viver. A Agricultura Familiar é guardiã da diversidade de produção que abastece 70% dos alimentos que consumimos no Brasil.

Neste episódio da Série: Tem? O que é que tem?  Apresentamos um breve depoimento do casal Pedro e Jacinta Righi onde partilham um pedacinho da história que viveram para conquistarem um pedaço de terra do que havia sido um grande latifúndio declarado improdutivo pelo INCRA e finalmente desapropriado em 2009 e entregue para a Reforma Agrária e chamado de PDS – Projeto de Desenvolvimento Sustentável Bordolândia. Tudo após uma dramática luta judicial que ocasionou um conflito agrário de grandes proporções na região.

Nos telejornais que comumente ouvimos histórias que nos são contadas a partir da ótica de proprietários de grandes extensões de terra e aqui trazemos a voz que narra a felicidade de quem recebe um pedaço de terra e dela produz dignidade para si e sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *