Vem aí a III Caravana Socioambiental do Araguaia no PA Casulo, em Alto Boa Vista, MT.

Por Liebe Lima/AXA

A sede da Escola Agrícola no Projeto de Assentamento Casulo Vida Nova I, em Alto Boa Vista, MT, receberá a III edição da Caravana Socioambiental do Araguaia no próximo dia 18 de maio, trazendo os temas de Saúde do Solo, Rotação de Pastagens e Hidroponia, com informações técnicas para incrementar e ampliar a produção da Agricultura Familiar na região.

Vista aérea da Escola Agrícola, no PA Casulo Vida Nova I em Alto Boa Vista, MT – Foto: Giovanny Vera/OPAN

É um evento anual que vem sendo promovido pela Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção – ANSA, com o apoio do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, da EMPAER e nesta edição, conta também com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alto da Boa Vista, as Associações Vida Nova Casulo I e Boa Esperança Casulo II que se juntaram para apoiar a iniciativa.

Será um movimento de feira e todos os produtores da região e de outros assentamentos estão convidados a virem prestigiar e a trazerem seus produtos para comercializar e participar desta atividade que visa gerar alternativas, reunir as pessoas em torno do objetivo de gerar renda, potencializar as cadeias de produção que coloca comida boa na mesa de todos e acima de tudo, promover o encontro e a troca de saberes.

As exposições abordando a Saúde do Solo, Rotação de Pastagens e Hidroponia serão realizadas por Professores do Instituto Federal de Mato Grosso, Técnicos da EMPAER, Engenheiros florestais, agrônomos e muitos outros técnicos e mestres em Agroecologia que trarão muitas novidades sobre os temas. Depois de aprender sobre todos esses assuntos, ao final da tarde, o fechamento será com o velho e bom jogo de futebol para descontrair.

Vista aérea do PA Casulo Vida Nova I e ao longe a cidade de Alto da Boa Vista – Foto: Giovanny Vera/OPAN

Na imagem acima é possível conhecer o Projeto de Assentamento Casulo Vida Nova I com seus lotes de 1 Hectare e também a sua localização em relação ao Município de Alto Boa Vista que está ao longe. O PA Casulo Vida Nova I foi criado em dezembro de 2012. Já o PA Casulo Vida Nova II é mais recente, porém, todas as famílias que ali estão, ainda aguardam obras estruturais de atendimento básico à população, tais como, água encanada, abertura de ruas que dê acesso aos lotes e energia elétrica que ainda não foi instalada em algumas áreas.

Vista aérea do PA Casulo Vida Nova II em Alto Boa Vista, MT. – Foto: Giovanny Vera/OPAN

O PA Casulo Vida Nova II está na imagem acima e é possível observar a ausência de ruas que dê acesso aos lotes e a falta de energia elétrica. Segundo Alexssandro, que é Presidente da Associação Boa Esperança Casulo II, este é o motivo pelo qual as famílias que foram contempladas com a terra ainda não puderam vir ocupar os lotes de 1 Hectare. No momento, apenas sete famílias iniciaram a construção de suas casas e as demais aguardam a implementação das vias públicas, pois sem rua, não há como chegar os materiais para construção das casas e nem a água que vem em caminhão pipa duas vezes por semana.

Ainda há muito que fazer, porém, ao longo do ano, muitos foram os trabalhos realizados que vão desde as frutas que são entregues para despolpadeira da ANSA em São Félix do Araguaia, as sementes que são entregues para a Rede de Sementes do Xingu – ARSX, os plantios de casadão que reúnem várias espécies frutíferas e florestais, a recuperação de áreas com o plantio de mudas, os encontros e rodas de conversa que vão nutrindo as amizades, as formações para ampliar nosso conhecimento, as oficinas com frutos do cerrado, os grupos de mulheres, a transmissão de conhecimentos e plantios de ervas medicinais, a feira no assentamento Dom Pedro e muitas outras atividades que nos faz saber que juntos podemos muito e que existem muitas parcerias que podem nos conectar e nos associar para constituir um coletivo de agricultores com o objetivo comum de bem viver na terra.

É com esse espírito que a Caravana Socioambiental chega no PA Casulo Vida Nova I, para fazer um último encontro antes da grande celebração anual da Agricultura Familiar e dos Povos da Floresta na região, que será a VII Mostra Socioambiental e VI Feira de Economia Solidária que acontecerá em São Félix do Araguaia nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2019.

Você está convidado!

Convide seus vizinhos e venha com toda a família para a Caravana Socioambiental!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *