Viver da terra

Ações promovem a permanência de famílias de agricultores e integração com indígenas na zona rural da região Xingu-Araguaia Por Tatiane Ribeiro   “Igual a [quando a] gente chegou aqui, não dava para ficar”. A frase de Maria José Pereira de Souza, moradora do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Bordolândia (PDS – Bordolândia), em Serra Nova Dourada Continue lendo…

As mulheres na IV Mostra de Educação CEJA em Confresa, MT

Por Liebe Lima/AXA O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Creuslhi de Souza Ramos em Confresa, MT realizou neste mês de novembro a IV Mostra de Educação CEJA e II Feira de Economia Solidária com a participação de toda a comunidade. As oficinas estiveram abertas a todos que quiseram vir trabalhar nos Continue lendo…

Episódio 12 da série: Tem? O que é que tem? Com Nivaldo Prados do PA Dom Pedro

  Neste vídeo apresentamos o Sr. Nivaldo Prados de Moura contando um pouco sobre o que produz em sua parcela no Projeto de Assentamento Dom Pedro em São Félix do Araguaia, MT. Quem vive na terra cria abundância para si e para muitos outros brasileiros. 70% dos alimentos consumidos no Brasil resulta do trabalho de Continue lendo…

Na Amazônia, bacias dos rios Xingu e Araguaia, Brasil: Onde se conjuga produção e preservação com a diversidade de frutas nativas.

Por Liebe Lima/AXA A região Xingu Araguaia é parte da Amazônia legal, estado de Mato Grosso, divisor de águas entre as bacias dos rios que lhes dão o nome. Está na transição entre a floresta e o cerrado e além destes biomas, tem varjões alagados, com vegetações únicas no mundo como os murundus que ficam qualhados Continue lendo…

Episódio 11 da Série: Tem? O que é que tem? Com Alexssandro do PA Casulo

  A Articulação Xingu Araguaia vem mostrando histórias de pessoas que trabalham, produzem e lutam para promover a felicidade de viver do que produzem em suas parcelas, se juntando a outros, criando possibilidades para a Agricultura Familiar e mostrando que é plantando hoje que se colhe amanhã! “Fazer desse mundo um mundo melhor”. Este é Continue lendo…