Axacast – EP 2 – Lucidalva Nascimento aqui

No segundo episódio do AXACAST 🎙️, continuando nossa série de entrevistas para debater Direito e Violência de Gênero.

Lílian de Alcântara convida a advogada Lucidalva Nascimento para debater Lei Maria da Penha e Violência de Gênero. Lucidalva foi a primeira advogada a requerer a aplicação da Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha, no Brasil, quarenta dias após ter sido sancionada pelo Presidente da República.

CENTROS DE ACOLHIMENTOS AS MULHERES (MT)

O Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos fica localizado na Rua General Valle, 567, bairro Bandeirante, em Cuiabá. O atendimento neste período de pandemia é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30.  O número disponível é (65) 98462-6876.

O município de Cáceres (219 km de Cuiabá) também conta com o Centro de Referência em Direitos Humanos que realiza os serviços de acolhimento, recebimento de denúncias e encaminhamentos. A sede da instituição fica localizada na Rua dos Tuiuius nº 256 A, bairro Vila Mariana. O atendimento é das 07h30 às 13h30. Contato via telefone (65) 3223-0375 ou Whatsapp no (65) 98429-1939.

Existem delegacias da mulher e centros de referência de direitos humanos situados na capital Cuiabá, e nas cidades de Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Várzea Grande. O Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública possui um canal de denúncias no WhatsApp, para todo o Mato Grosso.

O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública de Mato Grosso oferece atendimento especializado às mulheres em situação de violência por telefone e WhatsApp. Há orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa dos direitos individuais e coletivos em todos os graus (judicial e extrajudicial), de forma integral e gratuita. Durante a pandemia de Covid-19, O Nudem lançou a campanha “Eu uso máscara, mas não me calo! Juntas somos mais fortes!”. // (65) 98463-6782

___
Lucidalva Nascimento – Feminista, Negra, 62 anos, formada em Licenciatura Plena de Biologia, pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, bacharela em Direito – UNICAP, Pós Graduada em Direitos Humanos-UNICAP e em Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas-UFPE.

Exerceu a Coordenação do Programa Direitos, Feminismo e Política, o Curso de Formação de Promotoras Legais Populares, a Rede Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, a Marcha Estadual “100 Anos da Morte de Zumbi”. Representou o Estado de Pernambuco como Ponto Focal no Comitê Nacional ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi membro na Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), como integrante do Centro das Mulheres do Cabo, onde atuou por. 

Coordenou o programa municipal “Segurança Amiga”, o programa federal “Sentinela” ambos no Cabo de Santo Agostinho; o processo de formação de profissionais, estruturação e monitoramento do Centro de Referência Clarice Lispector e da Casa Abrigo Sempre Viva, no âmbito da Coordenadoria da Mulher da cidade de Recife e do Centro de Referência Márcia Dangremon, no âmbito da Coordenadoria da Mulher de Olinda.

Exerceu a função de Gerente de Enfrentamento à Violência de Gênero e o cargo de Secretária Executiva de Enfrentamento à Violência de Gênero, ambos na Secretaria Estadual da Mulher. Foi Secretaria Executiva da Mulher do município Cabo de Santo Agostinho e Diretora junto a Secretaria da Mulher do Ipojuca. Atualmente estou como Gerente da Gerencia de Fortalecimento Socio Político para Mulheres na Secretaria Estadual da Mulher.

Instagram: https://www.instagram.com/xinguaraguaia/
Facebook: https://www.facebook.com/xinguaraguaia