audio

Episódio 11 – Plantando se aprende a plantar aqui

Relatamos aqui uma atividade escolar que a AXA teve a oportunidade de registrar na Escola Municipal do PA Brasil Novo, no município de Querência MT, em parceria com o Instituto Socioambiental, onde os alunos aprendem na prática os princípios de restauração das áreas degradadas e recuperação de áreas de Preservação Permanente, as APPs.

Eles visitaram um campo do assentamento à beira da uma lagoa, onde os plantios foram feitos com mudas ou lançamento das sementes de espécies florestais diretamente no solo. A cada ano com a chegada das chuvas, novas espécies são plantadas para enriquecer a área e é quando acontece o feliz encontro com barus, jatobás e muitas outras árvores que foram plantadas nos anos anteriores.

Em maio de 2019, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, divulgou dados informando que o desmatamento avança 19 hectares por hora na Amazônia, totalizando em 2018 o total de 20.200 hectares de desmatamento. Este é um recorde histórico que mostra quantas árvores teremos que plantar para mudar este rumo de futuro que querem nos dar.

Na escola também é lugar de aprender a plantar!