audio

Episódio 4 – Agricultura familiar aqui

 

No Brasil a Agricultura Familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam nas mesas dos brasileiros. O Censo do IBGE em 2017, diz que as vagas de trabalho da Agricultura Familiar representam 72,88% das vagas ocupadas no setor agropecuário e 20,41% do total de vagas ocupados no Brasil, no entanto, o apoio para esse segmento produtivo precisa melhorar muito em assistência técnica para obter as certificações e implementação das políticas públicas que já existem, mas não saem do papel.

Mesmo com as grandes distâncias dos centros urbanos, os produtos de hortifrúti que muitas cidades da Região Xingu Araguaia consomem, chegam do CEASA de Goiânia uma ou duas vezes por semana. Quando a interrupção do abastecimento ocorre por algum motivo, logo começa a faltar tudo, tem alta nos preços dos supermercados e, isso, mostra a necessidade de um grande esforço político e social para alcançarmos a soberania alimentar na região.

Consumir e apoiar a produção local de alimentos da agricultura familiar, cria um círculo virtuoso de geração de renda e fortalecimento da economia regional.

Seja um consumidor responsável e apoie esta ideia!